Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

O original deve ser submetido pelo sistema on-line, após cadastro no mesmo como AUTOR. Não serão aceitas submissões feitas por outros modos. O arquivo submetido NÃO deverá conter os nomes dos autores. A identificação e cadastro dos autores será feito unicamente através do sistema eletrônico de submissão.

ATENÇÃO: Todo manuscrito submetido deve ser acompanhado da sugestão de 5 possíveis revisores, incluindo nome, e-mail de contato e instituição. Estes contatos devem ser indicados no campo “Mensagem para o Editor” durante o processo de submissão.

Tipos de manuscritos A Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology – BJAST aceita manuscritos para serem publicados como Artigos, Revisões e Notas Breves.

  • Artigos: Relatam resultados de pesquisas originais, ainda não publicados em outras revistas. Devem estar organizados em uma sequencia lógica, com as seguintes seções: Título, Título breve (até 50 caracteres e diferente do titulo), Título em inglês, Abstract (em inglês, até 300 palavras), Keywords (em inglês), Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões (opcional), Agradecimentos (opcional), Referências e Listagem de tabelas e figuras (com respectivas legendas). Manuscritos para Artigos não devem exceder 30 páginas incluindo tabelas e figuras.
  • Notas Técnicas: São relatos curtos de pesquisas ou observações originais acerca de uma temática afins. Devem conter Abstract (em inglês, até 300 palavras), Desenvolvimento do texto e Conclusão opcional. O desenvolvimento do texto deve ser de forma livre, com ou sem subtítulos. Quando houver, deverão ser diferentes da estrutura de Artigo.  Manuscritos submetidos para Notas Técnicas não devem ter mais de 10 páginas incluindo tabelas e figuras.
  • Revisões: Tratam de assuntos de interesse geral da comunidade científica, ligados aos campos de ciência e tecnologia nos meios aquático e costeiro. Devem conter Abstract (em inglês, até 300 palavras), Desenvolvimento do texto e Conclusão opcional. Revisões devem buscar resumir assuntos de um tópico e não apresentar grandes quantidades de informações detalhadas. A publicação de revisões depende de uma aceitação formal por parte dos editores. Não há limitação no tamanho dos manuscritos para Revisões.

Língua
A BJAST aceita artigos em português e inglês. Todos os artigos em português deverão ter um Abstract em inglês. Após aprovação do manuscrito, o abstract passará por uma revisão pelo Núcleo de Línguas da Univali, de forma gratuita.

Recomenda-se fortemente a submissão de artigos em inglês para que tenha uma disseminação maior e consequentemente maior impacto na área. Artigos em inglês podem seguir o estilo e grafia “americano” ou o “britânico”. É responsabilidade do autor a qualidade do idioma. Ainda, caso o inglês não esteja na qualidade necessária, os avaliadores poderão solicitar uma revisão profissional certificada. 

Formato
Todos os manuscritos, independente da seção ao qual se destinam, deverão ser encaminhados em formato OpenOffice (.ODT), Microsoft Word (.DOC) ou Rich Text Format (.RTF).
O texto deverá ser digitado com tamanho de folha A4, margens superior e inferior de 2,5 cm e esquerdo e direito de 3,0 cm, espaço duplo, letra arial 12, linhas numeradas, e todas as páginas numeradas. Todas os cabeçalhos das seções (Introdução, Materiais e Métodos, etc.) deverão estar em negrito (e.g. Introdução). Se forem utilizados cabeçalhos para níveis inferiores, estes deverão ser colocados em itálico (e.g. Área de Estudo).
Abreviações de origem latina (‘e.g.’, ‘et al.’) não devem estar em itálico. As expressões ‘e.g.’ e ‘i.e.’ não devem ser seguidas de vírgula. Nomes de espécies devem ser dados por extenso na primeira vez que forem mencionados, incluindo o nome do descritor (e.g. ‘Crassostrea gasar (Adanson, 1757)’). Posteriormente o nome completo pode ser utilizado ou não à critério dos autores. Em todas as ocasiões deverão ser escritos em itálico.

Números, datas e referências a mapas: Os numerais quando utilizados isoladamente devem grafados por extenso até dez. De 11 até 999, usam-se os algarismos arábicos. A partir do milhar (mil), são grafados de forma mista (e.g. 150 mil, 15 milhões, dois bilhões). Para unidades muito elevadas sugere-se totalmente por extenso. Quando expressam dados estatísticos e matemáticos, medições específicas e de caráter preciso expressas em unidades de padrão internacional e porcentagens, deverão ser grafados em algarismos arábicos quando estiverem acompanhados do respectivo símbolo de medida (e.g. 3%, 5ºC). As frases não devem ser iniciadas com algarismos, mas com o número por extenso. Não devem ser utilizados espaços ou pontos para separar milhares (e.g. 123654). Valores decimais devem utilizar vírgulas (e.g. 1789,25). Devem ser utilizadas as unidades do Sistema Internacional de Unidades (SI). Para definição das unidades conferir em http://www1.bipm.org/en/si/ Devido à tradição na área náutica, são aceitas excepcionalmente as unidades ‘nó’ e ´milha náutica’. As unidades devem seguir os algarismos sem espaços (e.g. 12cm; 1,35km). Datas devem ser expressa no formato DD/MM/AAAA (e.g. 19/05/1970) ou ‘19 de maio de 1970’. Quando se referir a décadas, evitar usar apenas a dezena, por poder confundir quanto ao século de referência (e.g. “década de 1990” ou “década de 90 do século XX”). Coordenadas geográficas devem ser no formato 26°54'S, 48°39'W ou 26°54'28''S, 48°39'43''W.

Tabelas e Figuras: Devem estar em tamanho adequado para avaliar sua relevância para o artigo e qualidade do material apresentado. Para a versão final do manuscrito, após as devidas correções, as figuras deverão ser enviadas separadamente pelos autores. Cada figura deverá ser submetida em um arquivo de imagem separado, utilizando a opção "Material Suplementar".
Gráficos e ilustrações geradas por computador devem ser enviadas preferencialmente em formato vetorial tais como Scalable Vector Graphics (.SVG), CorelDraw versão 13 (.CDR) e Windows Meta File (.WMF). Fotos e imagens escaneadas devem ser enviadas preferencialmente no formato TIFF, em resolução igual ou maior do que 600 dpi. Para informações sobre como preparar figuras para uma publicação, consulte o guia disponível na Public Library of Science - Guidelines for Figure and Table Preparation

Citações e Referências
Citações no texto

  • Um autor: Andrade (2001); (Andrade, 2001);
  • Dois autores: Andrade & Perez (2001); (Andrade & Perez, 2001)
  • Três ou mais autores: Andrade et al. (2001) e (Andrade et al., 2001).

No caso da citação de mais de uma referência deve-se seguir a ordem cronológica das mesmas: "Barreto & Resgalla (1995), Andrade et al. (2001)" ou "(Barreto & Resgalla, 1995; Andrade et al., 2001)"

Referências
Listar somente as citações do texto em ordem alfabética, segundo o modelo abaixo:

  • Artigo:
    Pereira Filho, J.; Rorig, L.R.; Hesse, K.;Schettini, C.A.F.; Proença, A.L. & Santos, J.E. 2009. Primary and bacterial production processes in the lower Itajaí-Açú estuary, Santa Catarina, Brazil. Braz. J. Aq. Sci. and Tech. 13(1): 1-10.
  • Livro:
    Parsons, T.R.; Takahashi, M. & Hargrave, B. 1984. Biological oceanographic process. 3° Edição. Pergamon Press, Oxford, 330p.
  • Capítulo de livro:
    Smaal, A.C. & Widdows, J. 1994. The scope for growth of bivalves as an integrated response parameter in biological monitoring. In: Kramer, K.J.M. (ed.) Biomonitoring of coastal waters and estuaries. CRC Boca Raton. 247-267pp.
  • Teses:
    Godoi, S.S. 1982. Estudos das variações sazonais da frente oceânica entre a Corrente do Brasil e a Corrente das Malvinas, utilizando dados oceanográficos e dados do satélite SMS-2. Tese de Mestrado. Instituto de Pesquisas Espaciais - INPE. 123p.

A revista BJAST não aceita como referências resumos e resumos expandidos de encontros científicos. Relatórios técnicos de circulação restrita, bem como textos de sites da internet devem ser evitados, e seu uso deverá ser justificado à Comissão Editorial.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O manuscrito está de acordo com as normas da revista? Lembrar que o manuscrito NÃO deve conter os nomes dos autores.
  2. Todas as informações dos autores estão disponíveis, incluindo e-mail de contato para cada um, para que possam  ser cadastrados separadamente?
  3. As referências se encontram no formato indicado e todas estão citadas?
  4. Foram indicados 5 possíveis revisores para o manuscrito, com e-mail para contato?
    (incluir na caixa "Comentários para o editor", abaixo nesta página)
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.