• Resumo

    O Geoprocessamento aplicado ao planejamento Urbano: Estudo de caso da paisagem de Itajaí no contexto da inundação de 2011

    Data de publicação: 02/08/2018

    O município de Itajaí, localizado no litoral centro-norte de Santa Catarina, é conhecido nacionalmente pela magnitude de suas inundações. Representa uma zona de alta complexidade socioeconômica e ambiental. Desta forma, buscou-se conhecer qual uso e cobertura do solo possui as áreas mais afetadas pela inundação de 2011, última grande inundação com registro no município. Para isso, realizou-se uma análise do uso e cobertura do solo do município, por meio de imagens do satélite Landsat 8 e imagens aerofotogramétricas disponibilizadas pelo estado de Santa Catarina. Após a classificação e quantificação dos usos foram intersectados com o polígono de inundação disponibilizado pela Defesa Civil do município, e quantificados as áreas afetadas de cada classe de uso. Como resultado tem-se que o uso predominante de Itajaí é referente à classe de Espaço Seminatural, seguido do Espaço Natural, Áreas Agrícolas, Área Residencial e Infraestrutura e Unidades Comerciais. Finalmente, ao sobrepor com o polígono de inundação o uso mais afetado é referente à classe Espaço Seminatural, Área Residencial, Áreas Agrícolas, Infraestrutura e Unidades Comerciais e por último, a classe menos afetada foi a de Espaço Natural.

Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology

Ciências Ambientais, Ambientes Aquáticos e Costeiros. 

BJAST adota a política de publicação contínua de artigos. Assim, sempre que um manuscrito for aprovado para publicação, estará imediatamente disponível para leitura. 

 

Access journal