• Resumo

    REPRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO EMBRIO-LARVAL E TESTES PRELIMINARES DE TOXICIDADE DE Parablennius pilicornis (CUVIER, 1829)(PISCES: BLENNIIDAE)

    Data de publicação: 22/10/2010
    Parablennius pilicornis é uma espécie de peixe marinho comum no litoral brasileiro, apresentando ampla distribuição e caracterizada por ser o primeiro, entre os vertebrados, a colonizar substratos artificiais. Devido ao fato dos adultos apresentarem adaptação em laboratório, tamanho adequado, alta atividade reprodutiva, postura demersal além de sua disponibilidade no ambiente ao longo de todo o ano, fazem desta uma espécie com potenciais para a sua aplicação em testes toxicológicos. Este manuscrito apresenta os resultados preliminares sobre alguns aspectos reprodutivos, desenvolvimento embrio-larval, e testes toxicológicos da fase embrio-larval com um químico de referência a partir do cultivo destes peixes em laboratório. Por um período de 6 meses foram mantidos 8 casais de P. pilicornis, alimentados diariamente com adultos de Artemia sp congelados, renovação parcial de água e observação de posturas. Das 38 posturas obtidas, o número médio de ovos foi de 137,2, onde o tempo de desenvolvimento variou entre 8 e 20, dias dependendo da temperatura média de incubação (25 a 1°C). Os estágios de desenvolvimento do embrião e a larva recém-eclodida foram descritos mediante o acompanhamento de uma desova determinada. Testes de toxicidade embrio-larval, semi-estáticos com uma duração máxima de 15 dias, utilizando-se o químico de referência cloroacetamida, permitiram determinar a concentração incipiente de 25 e 20 mg/l (CI 25, concentração de inibição de 25 %) para as temperaturas de 22 e 25°C respectivamente.

Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology

Ciências Ambientais, Ambientes Aquáticos e Costeiros. 

BJAST adota a política de publicação contínua de artigos. Assim, sempre que um manuscrito for aprovado para publicação, estará imediatamente disponível para leitura. 

 

Access journal