• Resumo

    UMA METODOLOGIA PARA ESTIMATIVA DE CAPTURA POR ÁREA DE PESCA A PARTIR DE DADOS POUCO INFORMATIVOS: O CASO DA PESCARIA DE BONITO LISTRADO (Katsuwonus pelamis) NA COSTA DO BRASIL

    Data de publicação: 22/10/2010
    O bonito listrado (Katsuwonus pelamis) é uma espécie cosmopolita que constitui um importante recurso pesqueiro pelágico da costa sudeste-sul do Brasil. A área em que o bonito está vulnerável à pescaria de superfície de vara e isca viva é bastante ampla durante todo o ano, abrangendo desde o sul da Bahia (19ºS) até o sul do Rio Grande do Sul (34ºS). No entanto, há marcadas variações sazonais nas distribuições dos esforços de pesca, as quais indicam deslocamentos dos focos de agregação do recurso ao longo do ano. Apesar destes conhecimentos, não é possível estimar atualmente o volume capturado por área e mês, uma vez que os dados de captura total, disponíveis nos boletins de pesca, tratam a costa sudeste-sul como um único grande corpo, e não discriminam precisamente os locais nos quais foram realizadas as pescarias. O conhecimento das variações sazonais da distribuição do recurso ao longo da costa permite uma maior compreensão da dinâmica populacional e ciclo de vida do bonito no sudoeste do Atlântico Sul. Para possibilitar a detecção de variações de pequena escala espacial na captura, a costa sudestesul do Brasil foi compartimentada em três áreas distintas. Em uma primeira etapa um índice de disponibilidade do recurso para a pesca, representado pela Captura por Unidade de Esforço (CPUE), foi definido como captura por dia de pesca efetivo de uma embarcação. Em virtude das diferenças de eficiência de captura das embarcações, antes dos cálculos de CPUE por área e mês, foi necessário uma padronização do esforço, através de estimativa do poder de pesca de cada barco. A CPUE assim calculada foi considerada como representativa do grau de participação de cada uma das áreas de pesca, na constituição da captura total mensal. Dentro dessa concepção, a área na qual o recurso apresentasse maior disponibilidade, seria a responsável pela maior parcela da captura realizada no mês em questão. Constatamos uma participação diferenciada bem marcada de cada área de pesca, no total capturado em cada mês. Ocorre também uma grande variabilidade das participações individuais de cada área ao longo do ano. A área de pesca junto à costa sul do Brasil é muito importante para a pescaria nas imediações do verão, enquanto que no inverno, a região mais ao norte, junto a costa sudeste, constitui a principal área de pesca.

Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology

Ciências Ambientais, Ambientes Aquáticos e Costeiros. 

BJAST adota a política de publicação contínua de artigos. Assim, sempre que um manuscrito for aprovado para publicação, estará imediatamente disponível para leitura. 

 

Access journal