• Resumo

    ASPECTOS DA ALIMENTAÇÃO NATURAL DO CAÇÃOFRANGO Rhizoprionodon lalandii (VALENCIENNES,1841) (ELASMOBRANCHII, CARCHARHINIDAE) NO MUNICÍPIO DE BARRA VELHA, SANTA CATARINA.

    Data de publicação: 29/10/2010
    O cação-frango Rhizoprionodon lalandii (Valenciennes,1841) ocorre na costa leste da América do Sul, do Panamá até Santa Catarina. O presente trabalho estudou alguns aspectos do comportamento alimentar de R. lalandii. No período de Setembro de 1999 a Junho de 2000 foram coletados mensalmente os indivíduos capturados pela pesca artesanal em Barra Velha, SC. Os itens alimentares foram identificados ao menor nível taxonômico possível. O percentual de ocorrência dos itens foi obtido através da equação: n.º de estômagos que continham o item / n.º de estômagos que continham alimento x 100. Dos 78 estômagos examinados, 61 (78%) continham alimento. Os itens predominantes nos estômagos foram os Teleostei, representando 53% do total de itens, seguidos pelos Cephalopoda (26%). A maioria dos teleósteos encontrados no conteúdo estomacal pertencia à ordem Clupeiformes e todos os Cephalopoda pertenciam à subordem Myopsida. O maior valor do grau de repleção (GR) foi igual a GR 4 e a maioria dos indivíduos apresentavam estômagos pouco cheios (GR 2 e GR 1) e alguns continham estômagos vazios (22%). R. lalandii, alimenta-se principalmente de espécies pelágicas sendo principalmente pequenos teleósteos e lulas. Como houve uma diversidade baixa de presas, supõe-se que R. lalandii seja um predador bastante seletivo.

Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology

Ciências Ambientais, Ambientes Aquáticos e Costeiros. 

BJAST adota a política de publicação contínua de artigos. Assim, sempre que um manuscrito for aprovado para publicação, estará imediatamente disponível para leitura. 

 

Access journal