• Resumo

    TESTES DE TOXICIDADE COM EMBRIÕES DE Perna perna (LINNAEUS, 1758) (MOLLUSCA: MYTILIDAE): AVALIAÇÕES DE INDUÇÃO E SENSIBILIDADE

    Data de publicação: 12/11/2010
    O objetivo principal deste trabalho foi realizar experimentos que fornecessem uma base para elaboração de técnicas adequadas ao desenvolvimento de testes de toxicidade embriolarvais com o mexilhão nativo Perna perna. Assim organismos adultos foram investigados quanto a técnica mais apropriada e eficaz para liberação de gametas e que resultasse em gametas de boa qualidade. Os embriões foram submetidos a variações de temperatura, salinidade e tempo de incubação, determinando o fim de teste (“endpoint”) e os parâmetros ideais para a realização dos testes de toxicidade. Foi executado baterias de testes utilizando a substância de referência Dodecil Sulfato de Sódio (DSS), com tratamento dos dados para a estimação da Concentração de Efetiva (CE50 – aguda) e Concentração de Efeito Não Observado (CENO – crônico). Os valores de CE50 para o DSS oscilaram entre 0,45 (20 °C/48 h) e 1,88 mg/l (25 °C/24 h) e o CENO de 0,185 mg/ l (20 °C/48 h) a 0,75 mg/l (25 °C/24 h). Comparando-se os valores obtidos com os resultados encontrados para outros organismos testes, utilizando a mesma substância de referência, constatou- se que embriões de Perna perna apresentam uma alta sensibilidade, onde os tratamentos crônicos resultam em valores de efeito mais reprodutíveis.

Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology

Ciências Ambientais, Ambientes Aquáticos e Costeiros. 

BJAST adota a política de publicação contínua de artigos. Assim, sempre que um manuscrito for aprovado para publicação, estará imediatamente disponível para leitura. 

 

Access journal