• Resumo

    PADRONIZAÇÃO DO ESFORÇO DA PESCA DE ARRASTO EM SANTA CATARINA E ANÁLISE DA VARIAÇÃO DA ABUNDÂNCIA DA LULA Loligo plei ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE MODELO LINEAR GENERALIZADO

    Data de publicação: 12/11/2010
    A padronização do esforço da pesca de arrasto industrial direcionada à captura da lula Loligo plei nos meses de verão em Santa Catarina foi exercitada através de um Modelo Linear Generalizado ajustado a dados pouco informativos de captura e esforço disponíveis entre 1990 e 1997. O procedimento revelou que as parelhas e os arrasteiros duplos de peixes foram 7,5 e 3 vezes mais eficientes que os arrasteiros duplos de camarão respectivamente. Além disso, coeficientes anuais de abundância indicaram que as concentrações estivais de lulas em Santa Catarina variaram em abundância de acordo com um padrão oscilatório, possivelmente cíclicos, com máximos nas temporadas de 1992 e 1996 e mínimos nas temporadas de 1990 e 1994. Em comparação com a padronização de esforço através do cálculo do Poder de Pesca previamente realizada com o mesmo conjunto de dados, observou-se que esse método menos adequado leva a conclusões distintas sobre os padrões populacionais e pesqueiros de L. plei em Santa Catarina.

Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology

Ciências Ambientais, Ambientes Aquáticos e Costeiros. 

BJAST adota a política de publicação contínua de artigos. Assim, sempre que um manuscrito for aprovado para publicação, estará imediatamente disponível para leitura. 

 

Access journal