• Resumo

    BANCOS DE Sargassum cymosum (PHAEOPHYCEAE) NA ENSEADA DE ARMAÇÃO DO ITAPOCOROY, PENHA, SC: BIOMASSA E RENDIMENTO EM ALGINATO

    Data de publicação: 12/11/2010
    A macroalga Sargassum forma extensos bancos ao longo de toda a costa brasileira, principalmente no litoral das regiões sudeste e sul. Esta alga possui vasta importância para a fauna e flora dos ambientes onde ocorre, além de possuir uma importante aplicabilidade econômica, principalmente como fonte de alginato. Portanto, estudos que conduzam ao desenvolvimento de planos viáveis de manejo são necessários. Este trabalho buscou quantificar bancos de Sargassum cymosum na Enseada de Armação do Itapocoroy, SC, e avaliar o rendimento da alga em alginato, considerando ramos reprodutivos e vegetativos separadamente. A composição da comunidade de algas associadas também foi analisada. A área total de cobertura dos bancos foi estimada em 14.137 m², correspondendo a uma biomassa instantânea de 17,90 (± 9,07) toneladas de Sargassum (massa úmida). A biomassa média de Sargassum variou de 142,64 (± 34,25) a 214,76 (±131,68) g ms m-2 (massa seca) entre os bancos. O rendimento em alginato obtido oscilou entre 18,63% e 25,00%, sendo que os ramos reprodutivos da planta tendem a apresentar rendimentos mais elevados do que os vegetativos. As estruturas reprodutivas sozinhas renderam cerca de 30% do peso em alginato. Apesar de que investigações adicionais sejam imprescindíveis, estes resultados indicam um potencial para a explotação de Sargassum na costa de Santa Catarina.

Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology

Ciências Ambientais, Ambientes Aquáticos e Costeiros. 

BJAST adota a política de publicação contínua de artigos. Assim, sempre que um manuscrito for aprovado para publicação, estará imediatamente disponível para leitura. 

 

Access journal