• Resumo

    DESCRIÇÃO E ANÁLISE DA VARIAÇÃO TEMPORAL DA OPERAÇÃO DE PESCA DA FROTA DE TRAINEIRAS DO PORTO DE ITAJAÍ, SC, ENTRE 1997 E 1999.

    Data de publicação: 12/11/2010
    A principal frota que desembarca no porto pesqueiro de Itajaí, SC, é a frota de traineiras, a qual representa 30% do peso dos desembarques. Essa frota tem como espécie-alvo a sardinhaverdadeira (Sardinella brasiliensis). O objetivo deste trabalho é descrever e analisar as variações temporais da operação de pesca da frota de traineiras entre 1997 e 1999. Os aspectos analisados foram: (1) descrição da frota através do comprimento dos barcos, potência do motor, número de tripulantes, tipo de casco e conservação, capacidade do porão e comprimento e altura da rede de cerco; e (2) variação temporal da operação de pesca através do número de lances por viagem, tempo de duração dos lances, número de dias no mar por viagem, número de dias de pesca por viagem e tempo de procura. No período analisado foram obtidos um total de 797 registros. De forma geral, a descrição da frota indica que houve um aumento do poder de pesca nos últimos 10 anos, apesar da redução do número de barcos. Por outro lado, as características da operação de pesca foram relacionadas com as flutuações na disponibilidade da espécie-alvo.

Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology

Ciências Ambientais, Ambientes Aquáticos e Costeiros. 

BJAST adota a política de publicação contínua de artigos. Assim, sempre que um manuscrito for aprovado para publicação, estará imediatamente disponível para leitura. 

 

Access journal