• Resumo

    CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DA PORÇÃO SUBAÉREA DE PRAIAS ARENOSAS EXPOSTAS COM DIFERENTES CARACTERÍSTICAS MORFODINÂMICAS NO LITORAL CENTRO-NORTE DE SANTA CATARINA, BRASIL

    Data de publicação: 17/11/2010
    A caracterização e o acompanhamento temporal de variáveis ambientais de relevante importância na determinação da estrutura das assembléias macrofaunais foram efetuadas na porção subaérea de três praias arenosas expostas do litoral centro-norte de Santa Catarina, sujeitas a regimes de micro-maré e variando de estágios dissipativo a refletivo. Amostragens realizadas entre março/2000 e março/2001 revelaram que as características ambientais disponíveis para o estabelecimento e desenvolvimento da macrofauna bentônica nas praias estudadas foram bastante particulares e estiveram relacionadas com seu estágio modal. A praia de Navegantes (dissipativa), esteve sujeita a reduzidas variações morfológicas e sedimentares durante o ano, e caracterizou-se pela presença de uma ampla zona de surfe e de espraiamento de ondas. Com gradiente suave, apresentou grande homogeneidade sedimentar ao longo do perfil e esteve composta por areias finas, moderadamente bem selecionadas a bem selecionadas, com elevados teores de umidade associados a superficialidade do lençol freático. A praia de Taquaras (refletiva) caracterizou-se pela ausência de zona de surfe e pelo predomínio de ondas do tipo ascendente/ frontal, cuja dissipação de energia ocorreu diretamente sobre a face de praia. Apresentou declividade acentuada, estreita zona de espraiamento de ondas e profundidades elevadas para o lençol freático. Esteve composta por areia grossa moderadamente bem selecionada a bem selecionada com reduzido teor de umidade, e apresentou as maiores variações espaciais e temporais nas características sedimentares e morfológicas. A praia Brava (intermediária), esteve composta por areias médias moderadamente bem selecionadas a bem selecionadas, e apresentou características intermediárias com relação a extensão das zonas de surfe e espraiamento de ondas, profundidade do lençol freático, teor de umidade do sedimento e intensidade das alterações sedimentares e morfológicas. De modo geral, o comportamento temporal das variáveis ambientais não apresentou sazonalidade e foi particular para cada uma das praias estudadas tendo decorrido das características hidrodinâmicas, sedimentares e morfológicas associadas com cada estágio morfodinâmico.

Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology

Ciências Ambientais, Ambientes Aquáticos e Costeiros. 

BJAST adota a política de publicação contínua de artigos. Assim, sempre que um manuscrito for aprovado para publicação, estará imediatamente disponível para leitura. 

 

Access journal