• Resumo

    A PESCA DA ALBACORA-LAGE (Thunnus albacares) REALIZADA PELA FROTA BRASILEIRA DE VARA E ISCAVIVA NO SUDOESTE DO OCEANO ATLÂNTICO

    Data de publicação: 17/11/2010
    No sudoeste do Oceano Atlântico, as capturas de albacora-lage (Thunnus albacares) são relativamente altas, mas o bonito-listrado (Katsuwonus pelamis) é a espécie alvo. Entretanto, devido ao maior valor de mercado, os pescadores têm se interessado em tentar aumentar as capturas e os rendimentos da albacora-lage no sudeste e sul do Brasil. Com o objetivo de reunir informações para melhorar a pescaria da albacora-lage, foram analisadas as variações espaçotemporais dos padrões de pesca (esforço, captura e CPUE) na costa do Brasil. Os resultados preliminares sugerem que a vulnerabilidade da albacora-lage é grande ao longo de toda a área de pesca tradicional da frota de vara e isca-viva no Brasil. No entanto, os rendimentos são especialmente altos no segundo trimestre e no sul (ao sul de 30°S). Alem disso, dispositivos agregadores (e.g. plataformas de petróleo e bóias ancoradas) provaram aumentar os rendimentos da albacoralage.

Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology

Ciências Ambientais, Ambientes Aquáticos e Costeiros. 

BJAST adota a política de publicação contínua de artigos. Assim, sempre que um manuscrito for aprovado para publicação, estará imediatamente disponível para leitura. 

 

Access journal