• Resumo

    DIAGNÓSTICO SÓCIO-ECONÔMICO E CULTURAL NAS COMUNIDADES PESQUEIRAS ARTESANAIS DO LITORAL CENTRO-NORTE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

    Data de publicação: 07/10/2006
    A pesca artesanal é uma atividade tradicional na Zona Costeira do Estado de Santa Catarina, exercendo um importante papel histórico, social e econômico nesta região. Este estudo foi realizado no litoral Centro-Norte do Estado de Santa Catarina, incluindo 10 municípios: Barra Velha, Piçarras, Penha, Navegantes, ltajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo, Bombinhas e Tijucas, onde um diagnóstico e planejamento ambiental foi produzido. Para realizar este diagnóstico, foram realizadas 482 entrevistas com pescadores artesanais. Os resultados indicaram que a pesca de arrasto de camarão é a principal atividade pesqueira artesanal da área. Verificou-se também que, em geral, a pesca artesanal apresenta problemas importantes como a falta de fiscalização da atuação da frota industrial próxima à costa e a falta de uma política de apoio à pesca artesanal. Um outro sério problema é o desenvolvimento desordenado da orla marítima, anti¬gamente dominada por comunidades pesqueiras. Isto resultou numa diminuição do número de pescadores na comunidade e uma diminuição da rentabilidade da pesca. Soluções imediatas, como por exemplo, programas de extensão universitária, educação ambiental e uma reavaliação da política pesqueira devem ser realizadas antes que esta atividade desapareça do litoral Centro-Norte do Estado de Santa Catarina.

Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology

Ciências Ambientais, Ambientes Aquáticos e Costeiros. 

BJAST adota a política de publicação contínua de artigos. Assim, sempre que um manuscrito for aprovado para publicação, estará imediatamente disponível para leitura. 

 

Access journal