• Resumo

    RELATÓRIO TÉCNICO DOS CRUZEIROS DO PROJETO VIEIRA. II. CRUZEIROS 11 (15 A 17 DE MARÇO DE 1996) E III (20 A 22 DE ABRIL DE 1996).

    Data de publicação: 07/10/2006
    Neste relatório são apresentados os dados originais e principais resultados técnicos obtidos durante os Cruzeiros 11 (15 a 17 de março de 1996) e 111 (20 a 22 de abril de 1996) do Projeto Vieira. Os cruzeiros tiveram como objetivos principais: a) mapear detalhadamente os dois bancos de vieiras localizados durante o Cruzeiro I, b) testar modificações efetuadas na estrutura do equi¬pamento de amostragem (beam trawl) e, c) estimar a eficiência de captura do aparelho através de mergulho autônomo. Durante os cruzeiros, perfis de temperatura e salinidade foram obtidos nas estações centrais de cada banco. Em março os perfis de temperatura mostraram um forte gradiente vertical no banco localizado na região de São Francisco do Sul (SC). Este padrão foi completamente modificado em abril, com a temperatura e a salinidade apresentando valores mais constantes em toda a coluna d' água, embora tenha sido observada ainda alguma estratificação na região do banco norte (Banco do Bom Abrigo). Ao lado de possuírem abundâncias reduzidas, notou-se que ambos os bancos distribuem-se em faixas batimetricamente estreitas e de pouca extensão latitudinal. O abundante banco de Chione pubera, bivalvo venerídeo localizado durante o Cruzeiro I, mostrou possuir as densidades mais elevadas nas estações mais rasas do Banco do Bom Abrigo. As modificações estruturais efetuadas no beam trawl foram responsáveis tanto pela queda (Cruzeiro II) como pela melhoria (Cruzeiro III) da eficiência de captura da vieira. Contudo, as duas operações de mergulho executadas confirmaram as abundâncias reduzidas desta espécie, uma vez que nenhum indivíduo foi observado ao longo das áreas investigadas pelos mergulhadores (90 m2 no Cruzeiro II e 180 m2 no Cruzeiro III).

Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology

Ciências Ambientais, Ambientes Aquáticos e Costeiros. 

BJAST adota a política de publicação contínua de artigos. Assim, sempre que um manuscrito for aprovado para publicação, estará imediatamente disponível para leitura. 

 

Access journal