• Resumo

    Ectoparasitos e características hematológicas de tilápias Oreochromis niloticus, Linaeus 1758) cultivadas na região do baixo sul-bahia. Ectoparasites and hematological characteristics of tilapia Oreochromis niloticus, Linaeus 1758) grown in the Lower Sou

    Data de publicação: 05/09/2017

    RESUMO

     

    A piscicultura continental tem apresentado significativo crescimento, no Brasil. O cultivo de tilápias envolve sistemas intensivos e diferentes estratégias, o que pode causar estresse dos peixes e prejuízos econômicos, devido a presença de vários agentes patogênicos. Nesse contexto as variáveis hematológicas são utilizadas como ferramentas de diagnóstico. O objetivo do presente trabalho foi identificar a fauna parasitária e as características hematológicas de tilápias cultivadas na região do Baixo Sul-Bahia. As tilápias (30 de cultivos em tanque-rede e 30 de viveiro escavado), aparentemente saudáveis e sem lesões, foram submetidas as análises de sangue e exame parasitológico de raspado de muco e brânquias, bem como, análises de água. Durante o período da pesquisa, a qualidade da água, do cultivo em Graciosa e Jaguaripe não diferiram significativamente (p>0,05). Comprimento, volume globular e proteína plasmática total não apresentaram diferença significativa. Por outro lado, peso e número de eritrócitos apresentaram diferença (p<0,05). Foram encontrados 43,3% de peixes parasitados com monogenoide em Jaguaripe e 73,3% de peixes parasitados com Piscinodinium, em Graciosa. Devido a alta ocorrência parasitária, outros estudos devem ser realizados, pois existe a possibilidade de prejuízos econômicos relevantes.

     

    PALAVRAS-CHAVE: Peixe, Parasito, Estresse, Saúde

Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology

Ciências Ambientais, Ambientes Aquáticos e Costeiros. 

BJAST adota a política de publicação contínua de artigos. Assim, sempre que um manuscrito for aprovado para publicação, estará imediatamente disponível para leitura. 

 

Access journal