• Resumo

    Caracterização sedimentar subsuperficial recente da planície costeira amazônica: O exemplo da região do Cabo Norte – AP.

    Data de publicação: 23/09/2016

    O estudo tem como objetivo analisar os processos de sedimentação que ocorreram em uma planície costeira amazônica utilizando a granulometria e o teor de material orgânico como parâmetros para a compreensão dos processos dominantes durante a sedimentação. Foram recuperados sete testemunhos ao longo do rio Sucuriju e sub-amostrados obedecendo às diferenças entre os depósitos observados, analisado quanto à granulometria e porcentagem de material orgânico total. Os resultados demonstraram a ocorrência de uma progradação da linha de costa, visto que no passado a linha de costa localizava-se próximo do Lago Piratuba e hoje dista cerca de 22km em linha reta. Esta progradação da costa foi registrada no testemunho localizado a montante do rio Sucuriju com o registrou dessa diminuição da energia hidrodinâmica, passando de sedimentação estuarina, com maior porcentagem de areia e menor porcentagem de material orgânico evidenciados em ambiente com alta intensidade hidrodinâmica, para sedimentação pelítica com maior deposição de sedimentos finos e de porcentagem de material orgânico evidenciados em ambientes lacustres ou de baixa intensidade hidrodinâmica. Os resultados demonstram que a dinâmica sedimentar na planície costeira amapaense somadas às forçantes atmosféricas, oceânicas e amazônicas são fatores condicionantes na deposição ou erosão, influenciando na configuração atual da linha de costa.

Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology

Ciências Ambientais, Ambientes Aquáticos e Costeiros. 

BJAST adota a política de publicação contínua de artigos. Assim, sempre que um manuscrito for aprovado para publicação, estará imediatamente disponível para leitura. 

 

Access journal