Prefácio

Prof. Dra. Rosilene Marcon

Resumo


É com grande satisfação que faço o prefácio de mais uma edição do Caderno Científico do Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CECIESA-Gestão/UNIVALI, publicação que tem como intuito dar continuidade na disseminação do conhecimento da área.
Nesta publicação foram reunidos 23 artigos que retratam os mais diversos temas dentro da grande área de gestão. O primeiro aborda aspectos do Comércio Exterior e da Internacionalização, retratando o cenário das exportações brasileiras no setor agropecuário. Apresenta na sequência, uma análise bibliométrica sobre a internacionalização de franquias brasileiras. Segue com uma discussão sobre a inserção dos países do MERCOSUL nas cadeias globais de valor e; da identificação das características da carreira de analista de comércio exterior dentro do MDIC. E ainda, traz a avaliação da qualidade de serviços prestados pelas assessorias de despacho aduaneiro de Itajaí (SC), na percepção dos gestores de empresas exportadoras que utilizam tais serviços.
O segundo tema engloba principalmente aspectos Contábeis, tais como o enquadramento tributário do vinho entre países, ao mostrar a diferença destes para o Brasil, país onde o vinho não é considerado um alimento, e sim um item supérfluo, pagando inclusive uma sobretaxação sobre esse produto. Sobre a demonstração do valor adicionado (DVA) foi realizada uma análise comparativa da distribuição da riqueza gerada por uma instituição de ensino superior. Os próximos artigos nesse tema abordam a relação entre o uso do fluxo de caixa com a percepção das dificuldades de permanecer no mercado de pet shops de Itajaí e Balneário Camboriú/ SC. A identificação do impacto financeiro gerado pelos benefícios fiscais referente ao IPI, PIS e Cofins na aquisição interna de matéria-prima para embarcações inscritas no Registro Especial Brasileiro (REB). A avaliação de custos no agronegócio. Um estudo sobre as vantagens e limitações do orçamento empresarial nas indústrias pesqueiras da associação dos municípios da Foz do Rio Itajaí – AMFRI. O uso de controle interno como ferramenta de gestão na percepção dos funcionários da empresa Promenac Motos. E também, um estudo sobre a avaliação de como o interesse do estudante e o envolvimento do professor influenciam na satisfação geral dos alunos de graduação em Ciências Contábeis em diferentes tipos de instituições de ensino superior.
No tema de Gestão de Pessoas é apresentada uma análise do crescimento profissional dos acadêmicos que estão cursando Administração na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Campus Tijucas. Este estudo procura comparar as ofertas de trabalho concedidas aos acadêmicos antes e depois de ingressar na universidade e a influência do ensino superior na vida profissional. Outros estudos retratam a importância da inteligência emocional nas organizações. E o relacionamento e o perfil do empregado que trabalha com pessoas do núcleo familiar em empresas familiares.
Diversos artigos tratam do tema de logística sobre vários aspectos como a utilização de programação linear para otimizar os custos de transporte. A análise do tratamento de resíduos sólidos urbanos e industrial por meio da tecnologia de plasma térmico. Traz também um estudo de caso que tem a proposta de apresentar alternativas para o tratamento 2017.indd 5 14/06/2017 09:03:33
dos resíduos gerados em unidades frigoríficas agropecuárias. Outro trabalho analisa a relação entre a busca pelo crescimento econômico contínuo e o caráter finito dos recursos naturais planetários.
No tema Marketing são abordados aspectos de avaliação dos elementos do composto de marketing de serviço – produto e promoção – do CIEE/Itajaí na perspectiva dos jovens aprendizes e estagiários. A descrição dos hábitos de potenciais clientes na rede social Facebook e como essa ferramenta pode servir para promoção de vendas de empresas também é evidenciado por um artigo. E a preocupação dos acadêmicos do curso de administração da Univali campus Tijucas com a influência da responsabilidade social e ambiental da empresa na decisão de compra.
Convido a todos a desfrutarem da leitura desses artigos e ampliarem seus conhecimentos em temas emergentes no contexto da gestão.
Gostaria de finalizar destacando e parabenizando a dedicação e envolvimento da Direção, Coordenações de Cursos, Apoio Pedagógico, Corpo Docente e Discente dos cursos de graduação, especializações e MBAs do CECIESA-Gestão/UNIVALI, da Gerência de Pesquisa, Editora da UNIVALI, na produção e propagação da pesquisa em nossa área considerada grande no número de alunos e cursos, mas ainda carente na propagação da pesquisa.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.