A Preocupação dos Acadêmicos do Curso de Administração da Univali Campus Tijucas com a influência da Responsabilidade Social e Ambiental da Empresa na Decisão de Compra.

Édipo Valmir de Souza, Edson Tomasi Junior, Fabiano Laus Carvalho, Maria Milena Alcântara de Menezes, Patrícia Andreia Meurer, Kiliano Gesser

Resumo


Muito debatida no meio acadêmico e empresarial, a responsabilidade socioambiental vem se tornando, em muitos casos, um referencial de excelência para o mundo dos negócios, sob a perspectiva de um modelo de desenvolvimento sustentável, que resulta da harmonia entre as dimensões econômica, social e ambiental. E os processos precisam incorporar tais questões para alcançar o conceito de produção sustentável. A partir desse novo modelo de gestão esperado, desencadeou-se uma série de iniciativas, discussões e atitudes que deslocaram o foco da exploração para a preservação, impondo aos humanos o desafio de tornar a vida no planeta não apenas viável no presente, mas também no futuro, surgindo a necessidade de uma pesquisa no meio acadêmico que mostre de forma ampla e clara a visão desses futuros gestores sobre o tema, abordando situações de seu cotidiano que fazem tomar decisões na hora de escolher por um produto ou serviço para avaliar o que se está levando em conta no momento atual. Para o processo de desenvolvimento desta investigação, utilizou-se do método indutivo-dedutivo, juntamente com uma pesquisa bibliográfica, com fontes de autores relacionados ao tema de estudo e uma pesquisa empírica com um questionário aplicado aos acadêmicos. Com isso, usou-se também uma abordagem quantitativa, organizando os dados obtidos em estruturas tabulares e gráficas para facilitar as respectivas análises.

Palavras Chaves: Responsabilidade Socioambiental, Sustentável, Futuro


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.