Diagnóstico Estratégico: negócio de pneus de carga para empresa importadora e comércio de pneumáticos de Itajaí/SC

Eliane Levandoski, Franciele Aparecida Lemos, Guido Renato Miranda, Luiz Carlos Da Silva Flores

Resumo


Este trabalho aborda o diagnóstico estratégico como uma ferramenta que permite que a empresa realize uma análise para identificar os fatores internos e externos, os quais podem interferir de forma direta ou indireta na gestão de seus resultados. Com o objetivo de elaborar um diagnóstico estratégico no negócio de pneus de carga na região de Santa Catarina para a empresa Cantu Comércio de Pneumáticos e Acessórios Ltda., adotou-se uma abordagem qualitativa, pesquisa exploratória e estudo de caso, sendo utilizada a
entrevista e a observação para o levantamento dos dados, realizado de acordo com as seguintes fases: entrevista guiada, verificação do cenário, análise Swot e observação. O referencial teórico teve como base na área de administração estratégica, planejamentoestratégico e diagnóstico estratégico. Após realizar o diagnóstico estratégico para a empresa, identificaram-se os pontos fortes e fracos da empresa, podendo-se destacar como os principais pontos fortes: a exclusividade de distribuição de marcas no Brasil, o grande número de clientes ativos, a responsabilidade ambiental, entre outros. Quanto aos pontos fracos, destacam-se: centralização da tomada de decisão, empresa familiar,
etc. Já nas oportunidades, destacam-se: linha de crédito, aumento na demanda interna, entre outros. Analisando as ameaças, destacam-se: oscilação da moeda nacional, novos entrantes, mudança na política econômica brasileira, entre outros.
Palavras-Chave: Estratégia. Análise SWOT. Diagnóstico Estratégico.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.