A Caracterização do Comércio Exterior Brasileiro de Frutas e a Exportação de Suco de Laranja.

Alexia Roberta Deretti, Marcela Beatriz Machado Demarch, Kiliano Gesser

Resumo


O presente estudo caracteriza as exportações de frutas brasileiras com enfoque na exportação do suco de laranja, identificando seus mercados consumidores, regiões brasileiras produtoras, incentivos governamentais concedidos aos produtores e aos produtores exportadores, cuidados para a manutenção da qualidade e do atendimento do padrão internacional, dentre outros. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi utilizada a metodologia de pesquisa documental, em que foram consultados bancos de dados digitais oficiais, artigos publicados referentes ao tema e livros técnicos pertinentes para melhor explanar sobre o setor. A partir das pesquisas realizadas, foram identificados como principais compradores do suco de laranja, por exemplo, os países membros da
União Europeia e foram analisadas também as parcerias já firmadas e as expectativas de expansão de novos mercados para o setor, além de desenvolvidas estatísticas de exportação do suco para os anos de 2014 e 2015 e uma breve explanação sobre os cuidados fitossanitários necessários para sua exportação. O estudo tem como finalidade o incremento de conhecimento sobre um dos setores de maior destaque brasileiro, a fruticultura e, por conseguinte, a produção do suco de laranja. Ao final de toda a pesquisa e análise, foi identificado um quadro de perspectivas futuras para o setor, o qual apresentou tendências de crescimento moderado e um cenário otimista, pois os investimentos e o emprego de tecnologia nos processos são crescentes e positivos.
Palavras-Chave: Mercado Internacional. Frutas. Exportação.


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