A Importância do Estágio de Pré-exportação na Internacionalização da Empresa: uma visão a partir do modelo de UPPsala

Dimitri Fiuza Lima Mascarenhas Passos, Graziela Breitenbauch de Moura

Resumo


O interesse por se internacionalizar é um desejo que se apresenta cada vez mais nas empresas. O estudo da internacionalização de empresas é um campo que se desenvolve desde a metade do século XX, especialmente a partir das décadas de 60 e 70. Contudo, pouco se discute na academia a pré-internacionalização. A partir dos estudos dos escandinavos, a fase de pré-exportação e a internacionalização passam a ser analisadas como um movimento comportamental da empresa. O modelo de Uppsala enquadrase por concentrar sua observação nos tomadores de decisões. Baseado neste contexto, este trabalho apresenta o modelo de Uppsala por ser o precursor dos estudos de
internacionalização das firmas, destacando a sua importância e as atividades na fase da pré-exportação. O método de pesquisa foi o qualitativo. Verificou-se o papel do tomador de decisão que adquire conhecimentos necessários na fase pré-exportação. Esta sequência de eventos se repete até que o mesmo esteja firmemente convicto de sua posição estabelecida e realmente alcance o mercado externo de acordo com suas expectativas.

Palavras-chave: Internacionalização. Modelo de Uppsala. Pré-exportação.


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