Comércio Mundial de Obras de Arte e Participação Brasileira neste Cenário

Natalí Nascimento, Robison Rodrigues

Resumo


Este trabalho de iniciação científica teve por objetivo apresentar o mercado mundial de obras de arte e a participação brasileira neste cenário. Para isto, fez-se necessário contextualizar o desenvolvimento histórico do mercado de obras de arte na sociedade; identificar os principais mercados comercializadores de obras de arte no mundo e relatar a participação brasileira neste mercado. A metodologia utilizada na pesquisa foi a abordagem qualitativa, com coleta de dados em material bibliográfico e fins descritivos. Como principais resultados alcançados, destaca-se que a evolução histórica da sociedade esteve permanentemente envolvida por aspectos culturais e que, assim como a evolução humana, o mercado de arte interagiu com o processo de globalização e
as relações comerciais entre os países. Outro fator importante ressaltado pela pesquisa é que a participação do mercado brasileiro de obras de arte encontra-se em plena expansão e desenvolvimento, mas ainda carece de investimentos e de leis de incentivo à cultura, não conseguindo, desta forma, fazer concorrência aos principais mercados do mundo, Estados Unidos, Inglaterra e Europa, que são países de economia estável e que possuem população com poder de compra mais elevado, com maior nível de educação e melhor acesso à cultura.

Palavras-chave: Mercado Mundial. Obras de Arte. Brasil.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.