Comportamento do Consumidor: um estudo da demanda de alimentos em eventos de jogos esportivos

Cliverson Chiarelli, Pablo Julier Marques

Resumo


Este trabalho demonstra a variação da demanda no consumo de alimentos em dias de jogos esportivos. O estudo foi realizado na região metropolitana de Florianópolis (SC), com o objetivo de demonstrar se há oscilação na demanda de produtos alimentícios nestes períodos, subsidiando as ações das empresas envolvidas no abastecimento e no atendimento das necessidades de seus clientes quando da variação da demanda. A pesquisa utilizou metodologia quantitativa com abordagem qualitativa. O envolvimento do marketing na compreensão do comportamento do consumidor contribui como ferramental e é considerado em todos os resultados desta pesquisa para a tomada de decisão gerencial para a otimização da cadeia de abastecimento. Neste sentido, os
resultados demonstraram uma variação positiva nas vendas de alimentos à base de amendoim nos dias que ocorreram jogos de futebol com os times regionais da série B, do campeonato brasileiro, assim como durante a Copa do Mundo de 2014 e não identificaram oscilação relevante, na demanda, durante os períodos de realização de jogos de times da série A.

Palavras-chave: Comportamento do consumidor. Marketing. Logística.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.