Comunicação Integrada de Marketing: um estudo no complexo portuário catarinense

Bárbara Silvana Sabino, Polliany Verplotz

Resumo


Atualmente, devido à competitividade acirrada, as empresas buscam se diferenciar de seus concorrentes, entre outros, por meio das estratégias de Comunicação Integrada de Marketing - CIM. O ambiente em que os Portos operam não é diferente, em termos de competição. Por isto, esse estudo tem como objetivo apresentar as ferramentas de marketing promocional utilizadas pelos portos catarinenses de janeiro a maio de 2010, na perspectiva da CIM. Para tal fundamentou-se com informações sobre os portos participantes e ainda sobre a CIM. Metodologicamente, este se caracterizou como uma pesquisa quali-quanti que se concretizou por meio de um estudo de caso múltiplo, cujos dados foram coletados por meio de um levantamento (survey) com aplicação de
questionário (APÊNDICE A). Já a análise e apresentação dos dados se deram de forma quantitativa com cunho descritivo. Os resultados (APÊNDICES B e C) apontam que as ferramentas aplicadas dizem respeito à propaganda, sem expressivo diferencial entre eles, promoção de vendas, relações públicas e publicidade por meio de Assessoria de Imprensa e marketing digital. Chama a atenção que a Portonave pratica marketing focado na Era Digital, enquanto os dois outros participantes estão na transição da Era de Vendas para a de Relacionamento.

Palavras Chaves: Portos. Comunicação. Marketing.


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