Proposição de um Plano para Melhoria na Aplicação e no Controle das Ações Corretivas Após Reclamação em Empresa do Ramo Automotivo

Pedro Henrique de Sá Rodrigues, Luiz Carlos da Silva Flores, Guido Renato Miranda

Resumo


O principal desafio da indústria é alcançar e manter a satisfação dos clientes, além de atender a demanda no prazo estipulado. Isto é ainda mais árduo em relação à indústria automotiva, que é icônica quando se trata de atendimento a requisitos exclusivos e altos padrões de qualidade e segurança. Por este motivo faz-se necessária a certificação de todo o processo produtivo, estabelecendo critérios aplicáveis internacionalmente, como as normas ISO 9000. A planta objeto deste estudo se destinada à fabricação de cadarço de cinto de segurança com produção majoritariamente direcionada à exportação e integra uma organização multinacional que se destaca na produção de itens de segurança automotiva. O objetivo geral deste estudo foi analisar o tratamento dado pela empresa estudada às não conformidades relatadas pelos clientes, visando à
melhoria da aplicação e do controle das ações corretivas, e desta forma propor melhorias que visam eliminar ou diminuir a incidência destas não conformidades na planta e, principalmente, no cliente. Foi adotada tipologia de avaliação formativa com abordagem quali-quantitativo, sendo aplicado questionário com funcionários de diferentes níveis hierárquicos e realizada observação das atividades in loco. O resultado apontou aspectos que podem ser considerados como oportunidades de melhoria, principalmente no que concerne à maior participação dos funcionários com a solução dos problemas.

Palavras-chave: Qualidade. Não conformidade. ISO/TS 16949


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