Danos citogenotóxicos em ecossistema aquático submetido a esgotamento sanitário urbano

Authors

  • I. T.D. Cabanelas Universidade Federal da Bahia
  • L. M.A. Moreira Universidade Federal da Bahia

Abstract

O intenso crescimento populacional acompanhado de tratamentos inadequados de resíduos, tem resultado na destruição de ambientes dulciaquícolas em ecossistemas urbanos. O rio Sapato constitui o principal efluente na divisa dos municípios de Lauro de Freitas e Salvador, no estado da Bahia. Não obstante o crescente fluxo de despejo doméstico ao qual está submetido, inexistem dados ecotoxicológicos sobre este recurso hídrico. O objetivo do presente estudo foi avaliar a citogenotoxidade da água do rio Sapato, em pontos de proximidade de esgotamento sanitário, utilizando o bioensaio de micronúcleos (MN) e alterações nucleares (AN) em tilápia nilótica (Oreochromis niloticus). A análise foi feita em região sob emissão de esgoto sanitário e nascente, nas estações seca (novembro e dezembro/2006) e chuvosa (março e abril/2007), sendo observadas 3000 células por animal (n=10). Os resultados foram analisados com o teste Kruskal Wallis e indicaram diferenças sazonais e uma freqüência maior de MN e AN no ponto submetido a esgotamento sanitário, em comparação aos valores do sítio referência. Conclui-se que as áreas impactadas já apresentam danos genocitotóxicos.

Palavras-chave: anormalidades nucleares, esgotamento urbano, genotoxicidade, micronúcleo.

Author Biographies

I. T.D. Cabanelas, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Biotecnologia (UFBA), Biólogo (IB/UFBA), atualmente atua como colaborador (sem vínculo profissional) no Laboratório de Biologia Marinha e Biomonitoramento (LABIOMAR/ UFBA). Integra também a equipe do Laboratório de Mutagênese (IB/UFBA) como pesquisador colaborador. Tem experiência nas áreas de ecotoxicologia e genética (com ênfase em mutagênese ambiental e citogenética e atuação em avaliação de toxicidade com ensaio de micronúcleo (MN) em peixes, avaliação de toxicidade de biodiesel e teste SMART de asa em D. melanogaster). Tem experiência com manutenção do Banco de microalgas do LABIOMAR/IB/UFBA (coleta in situ, isolamento, manutenção e purificação. período: Jul/2009 - Nov/2009), com cultivo em batelada (escala de bancada e piloto) e contínuo (escala piloto), fisiologia e redirecionamento metabólico de microalgas (período: Jul/2009 - atual). Atualmente trabalha no LABIOMAR com os seguintes temas: fisiologia e manipulação metabólica de microalgas em cultivos, produção de biomassa microalgal (em larga escala) para biocombustíveis, cultivo de microalgas em fotobioreatores e com uso de efluentes domésticos (efluentes sanitários urbanos, com período de experiência na Universidade de Cádiz, Espanha).(Texto informado pelo autor)


L. M.A. Moreira, Universidade Federal da Bahia

possui graduação em História Natural pela Universidade Federal da Bahia (1972), mestrado em Genética pela Universidade de São Paulo (1976) e doutorado em Genética pela Universidade de São Paulo (1980). Exerceu atividades de pesquisa na Universitat Dusseldorf (Alemanha) e na Universitat Freiburg (Alemanha) como bolsista do Deutschen Akademischen Austauschdienst (DAAD) e no Instituto Superior de Ciências Médicas (Villa Clara Cuba). Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Genética - regional Bahia (biênios 1992-1994 e 2002-2004), Sócia fellow da Americam Dermatoglyphics Association e Sócia Titular da Sociedade Brasileira de Genética, da Associação Latino-Americana de Genética (ALAG) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Fundou e coordena o Programa Genetica&Sociedade. Atualmente é professora titular de Genética do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana, Citogenética, Mutagênese, Bioética e Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: cromossomopatias, malformações congênitas, retardo mental, S.Down, Albinismo e marcadores citogenéticos de mutagênese. (Texto informado pelo autor)


Downloads

How to Cite

Cabanelas, I. T., & Moreira, L. M. (2012). Danos citogenotóxicos em ecossistema aquático submetido a esgotamento sanitário urbano. Ecotoxicology and Environmental Contamination, 7(2). Retrieved from https://periodicos.univali.br/index.php/eec/article/view/4017

Issue

Section

Original Articles