REESTRUTURAÇÃO NO PROJETO EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR, RS – BRASIL

Viviane Rocha Teixeira, Laura Bibiana Boada Bilhalva, Juliana Niehues Gonçalves de Lima

Resumo


O presente trabalho surgiu de uma nova análise que foi feita através de observação participante dos membros do grupo PET (Programa de Educação Tutorial) Turismo. Identificou-se a necessidade de uma reestruturação no projeto Educação Patrimonial para adequar-se melhor ao perfil das crianças. Assim, como principais resultados, diminuiu-se o número de encontros visando otimizar o tempo e foi realizada algumas modificações como o aumento do tempo de realização de atividades que favorecem a interação entre estudantes. O objetivo deste trabalho é descrever como se efetuou a reestruturação no projeto Educação Patrimonial em escolas municipais de Santa Vitória do Palmar, RS – Brasil. O projeto, que tem como sujeitos crianças do 5º ano, propõem-se a sensibilizá-las e que essas multipliquem os conhecimentos construídos com os adultos (familiares, vizinhos, amigos, entre outros). Acredita-se que pode contribuir, também, em relação ao incremento do turismo histórico-cultural e de lazer na cidade. Para a coleta de dados foi utilizado o método de observação participante e uma pesquisa bibliográfica em trabalhos do próprio Grupo PET. Na análise dos resultados encontra-se a descrição detalhada da reestrputuração do projeto e a justificativa da modificação da estrutura.

Palavras-chave: Patrimônio.  Turismo.  Reestruturação.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14210/at.v1n3.p75-80

Direitos autorais 2017 Viviane Rocha Teixeira, Laura Bibiana Boada Bilhalva, Juliana Niehues Gonçalves de Lima

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN: 2448-3524

Qualis/CAPES: Classificação B5

Indexadores/Diretórios:

                                   

      

O site do Applied Tourism, assim como seu conteúdo, encontra-se sob a licença:

 

 Contato: