• Resumo

    A ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA APLICADA A WEBSITES: uma análise dos restaurantes premiados pelo Guia Michelin na cidade de São Paulo (BRA)

    Data de publicação: 11/09/2017

    Este artigo tem como objetivo propor uma análise de experiência em restaurantes através de websites. Para tanto busca-se fazer uma conexão entre as esferas da experiência propostas por Pine II e Gilmore (1999) a partir da adaptação do roteiro de experiência física em restaurantes desenvolvido por Gimenes, Fraiz e Gândara (2012) para o universo virtual. A aplicação do modelo adaptado foi testada nos treze restaurantes da cidade de São Paulo contemplados com estrelas na edição de 2016 do Guia Michelin Brasil – São Paulo e Rio de Janeiro. Dentre os principais resultados verificou-se que os websites conseguem, com sucesso, materializar a proposta da casa e antecipar a experiência que será vivenciada in loco. Contudo, verifica-se algumas lacunas informativas, bem como o pouco uso, por parte de alguns websites, de recursos interativos que poderiam enriquecer a experiência de navegação.

Applied Tourism

Uma plataforma internacional com a finalidade de promover e disseminar a pesquisa científica e tecnológica aplicada em turismo, hospitalidade e gastronomia.

Access journal