• Resumo

    ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE DEPENDÊNCIA ECONÔMICA E PERCEPÇÃO DOS RESIDENTES SOBRE OS IMPACTOS DO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA PRAIA DA PIPA/RN

    Data de publicação: 29/11/2017

    O estudo objetiva analisar a relação entre dependência econômica e percepção dos residentes sobre o desenvolvimento turístico da Praia da Pipa/RN, um dos destinos indutores do estado. A hipótese principal é que a parcela da comunidade local que depende economicamente do turismo possui percepção mais positiva sobre os impactos da atividade, apego e imagem do local, como também apoio ao desenvolvimento turístico superior ao da parcela que não depende economicamente do setor. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório descritivo, de abordagem analítica quantitativa, do tipo Survey, de corte transversal. A amostragem foi probabilística, com o sujeito escolhido pelo método aleatório simples. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um formulário baseado em escala métrica de 11 pontos, onde foram coletados 298 elementos na Praia da Pipa/RN. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e teste t para amostras independentes. Dentre os resultados, foi possível confirmar a hipótese de que os residentes que dependem economicamente do turismo possuem percepções estatisticamente significativas mais favoráveis sobre os impactos no desenvolvimento do turismo do que a parcela da comunidade que não é beneficiada diretamente pelo trabalho no setor, em todas as dimensões estudadas.

Applied Tourism

Uma plataforma internacional com a finalidade de promover e disseminar a pesquisa científica e tecnológica aplicada em turismo, hospitalidade e gastronomia.

Access journal