• Resumo

    POSSIBILIDADES DO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO ÉTNICO NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE DIAMANTINA/MG: OPORTUNIDADES E DESAFIOS

    Data de publicação: 27/04/2016

    O conceito do turismo étnico vem se desenvolvendo nas últimas décadas e envolve a valorização cultural e possibilidade de promover diversas experiências e inter-relações entre visitantes e comunidades quilombolas. Este artigo versa sobre as comunidades quilombolas (Mata dos Crioulos, Vargem do Inhaí e Quartel de Indaiá – Diamantina/MG), que vêm sofrendo conflitos e pressões de ordem territorial, o que dificulta ainda mais a manutenção da cultura local. O objetivo desta pesquisa é sugerir o desenvolvimento do turismo étnico nas mesmas como forma de desenvolvimento local e valorização do patrimônio cultural material e imaterial. Para alcançar o resultado da pesquisa foram utilizadas referências bibliográficas e documentais.


    Palavra-chaves: Turismo étnico; comunidades quilombolas; conflitos ambientais e territoriais.

Applied Tourism

Uma plataforma internacional com a finalidade de promover e disseminar a pesquisa científica e tecnológica aplicada em turismo, hospitalidade e gastronomia.

Access journal