• Resumo

    INTERNACIONALIZAÇÃO DE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: CONCEITOS, DEFINIÇÕES E ESTRATÉGIAS

    Data de publicação: 02/05/2017

    O presente artigo tem por finalidade analisar a internacionalização de programas de pós-graduação stricto sensu como uma das estratégias mais relevantes de aprimoramento dos cursos avaliados pela CAPES. Com este objetivo, a pesquisa apresenta mecanismos utilizados pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNIVALI como exemplos para o estabelecimento de programas consistentes de internacionalização.

  • Referências

    ALBUQUERQUE, Carolina Machado Saraiva de Maranhão; LIMA, Manolita Correia. O sistema de educação superior mundial: entre a internacionalização ativa e passiva. Scielo. Vol.14. nº 3, p.583-610. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v14n3/a04v14n3.

    ALTBACH, Philip; KNIGHT, Jane. The Internationalization of Higher Education: Motivations and Realities. Journal of Studies in International Education. Australia, vol. 11, nº 3-4, 290-305, 2007. p. 290. Disponível em: http://jsi.sagepub.com/content/11/3-4/290.full.pdf+html.

    CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. História e Missão. Disponível em: http://www.capes.gov.br/historia-e-missao.

    _______. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Doutorado Sanduíche do Exterior (PDSE). Disponível em: http://www.capes.gov.br/component/ content/article?id=4561.

    _______. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Escola de Altos Estudos - EAE. Disponível em: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/ multinacional/escola-de-altos-estudos.

    _______. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa Professor Visitante do Exterior (PVE). Disponível em: http://www.capes.gov.br/cooperacaointernacional/multinacional/pve.

    _______. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Estudante – Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG). Disponível em: http://www.capes.gov. br/cooperacao-internacional/ multinacional/pec-pg.

    _______. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Sala de Imprensa. Internacionalização das IES é tema de conferência na SBPC. Disponível em: http://www.capes. gov.br/sala-de-imprensa/noticias/7090-internacionalizacao-das-universidades-brasileiras-etema-de-conferencia-na-reuniao-anual-da-sbpc .

    DE WITT, Hans. Internationalisation of Higher Education in Europe and its assessment, trends and Issues. De Nederlands-Vlaamse Accreditatieorganisatie (NVAO). Disponível em: http://www.nvao.net/page/downloads/Internationalisation_of_Higher_Education_in_Europe_ DEF_december_2010.pdf.

    EUROPE. European Comission. Another record-breaking year for Erasmus. Disponível em: http://europa.eu/rapid/press-release_IP-14-821_en.htm.

    GACEL-AVILA, Jocelyne. La internacionalización de las Universidades mexicanas: Políticas y estrategias institucionales. Asociación Nacional de Universidades e Instituciones de Educación superior. Disponível em: http://www.ses.unam.mx/curso2009/materiales/m6/LecturaComplementaria/ M6_Complemetaria_Gacel.pdf.

    _______. Comprehensive Internationalization in Latin America. In: Trends & Insights for International Education Leaders. Disponível em: https://www.nafsa.org/_/File/_/ti_latin_ america.pdf.

    LAUS, Sonia Pereira; MOROSINI, Marilia Costa. Internationalization of Higher Education in Brazil. Hans de wit, Isabel Jaramillo, Jocelyne Gacen-Avila, Jane Knight (Eds). In: Higher Education in Latin America: the international dimension. Washington: The World Bank, 2005.

    LIMA, Manolita Correia. Características atuais das políticas de internacionalização das instituições de educação superior no Brasil. Revista Científica e-curriculum. v. 12, n. 3. 2014. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3202/2124.

    MONTEIRO, Viviane. A internacionalização da pós-graduação. In: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Julho de 2014. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/site/ noticias/materias/detalhe.php?id=3190.

    UNESCO. Global education digest 2007: Comparing Education Statistics Across the World. Disponível em: http://www.uis.unesco.org/Library/ Documents/ged07-en.pdf.

    UNESCO. Papers on high education. Internationalization of Higher Education: an institutional perspective. Bucharest, 2000. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/ images/0012/001222/122253eo.pdf.

    UNIVALI. Universidade de Alicante (Espanha) – Dupla Titulação para o Doutorado. Disponível em: http://www.univali.br/ppcj.

Novos Estudos Jurí­dicos

A revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ), Qualis A1 Direito, é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, nos meses de Abril, Agosto e Dezembro. Sua missão é promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes linhas: “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”.

A NEJ é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A visão da revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ) consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores, estimulando os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas que compõem sua Linha Editorial.

Access journal