• Resumo

    AS CONTRIBUIÇÕES DE NORBERTO BOBBIO E DE LUIGI FERRAJOLI À SOBERANIA DE HANS KELSEN

    Data de publicação: 13/12/2017

    Este artigo científico investiga o conceito de Soberania do ponto de vista de grandes autores contemporânos, Kelsen, Ferrajoli e Bobbio. A importância do tema é estabelecer os aprimoramentos trazidos por Bobbio e Ferrajoli ao conceito de Soberania originalmente estudado por Kelsen. Na primeira parte caracterizou-se os elementos identificadores da Soberania. Na segunda tratou-se da Soberania vista pelo austríaco Hans Kelsen, tida como inerente ao poder do Estado e como manifestação da validade e eficácia do ordenamento jurídico, que pode ser limitado apenas pelo Direito Internacional. Na terceira parte foi trazida a visão do italiano Norberto Bobbio que destaca a contradição entre Soberania e constitucionalismo e democracia. Na quarta descreveram-se os aspectos da Soberania estatal do ponto de vista do também italiano Luigi Ferrajoli que aborda o tema de modo histórico e bélico. Na quinta parte correlacionaram-se as três posições de modo a distinguir a melhor via para se construir um novo conceito adaptado à modernidade e inspirado no sociólogo e humanista Edgar Morin. No que se refere à Metodologia, o trabalho foi desenvolvido em base lógica indutiva. A pesquisa foi bibliográfica e documental.

  • Referências

    BIOGRAFIAS. Dicionário de Filosofia de Cambridge. Disponível em: http://educacao.uol. com.br/biografias/francisco-de-vitoria.htm. Acesso em: 10 ago. 2016.

    BOBBIO, Norberto. Liberalismo e democracia. São Paulo: Brasiliense, 2006a.

    BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Tradução de Carmen C. Varriale et al. 13. ed. Brasília: UnB, 2008. Título original: Dizionario di política. 2 v.

    CAETANO, Marcello. Manual de Ciência Política e Direito Constitucional. 4 ed. Lisboa: Coimbra Editora,1963.

    DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de teoria geral do Estado. Elementos de Teoria geral do Estado. 19. ed. São Paulo: Saraiva, 1995.

    DESCARTES, René. Discurso do método. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

    FERRAJOLI, Luigi. A Soberania no mundo moderno. Tradução de Carlo Coccioli e Márcio Lauria Filho. São Paulo: Martins Fontes, 2002. Título original: La sovranità nel mondo moderno.

    KELSEN, Hans. Teoria geral do direito e do estado. 2. ed. (1ª reimpressão), trad. Luís Carlos Borges, São Paulo: Martins Fontes, 1995.

    KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. Trad. João Baptista Machado, 6. ed., São Paulo: Martins Fontes, 1998.

    MORIN, Edgar. La via para el futuro de a humanidad. Madrid: Paidos, 2011. Título original: La Voie.

    PASOLD, Cesar Luiz. Metodologia da pesquisa jurídica: Teoria e Prática. 13. ed. rev. atual. e ampl. Florianópolis: Conceito Editorial, 2015.

    SASSEN, Saskia. Bordering Capabilities versus Borders: Implications for National Borders. 30 Michigan Journal of International Law (2008-2009). p. 567-597.

Novos Estudos Jurí­dicos

A revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ), Qualis A1 Direito, é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, nos meses de Abril, Agosto e Dezembro. Sua missão é promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes linhas: “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”.

A NEJ é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A visão da revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ) consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores, estimulando os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas que compõem sua Linha Editorial.

Access journal