• Resumo

    VINCULAÇÃO DOS ÓRGÃOS DA IMPRENSA AO ESTADO DE INOCÊNCIA

    Data de publicação: 30/04/2018

    Este trabalho objetiva analisar o estado de inocência como direito fundamental sob as perspectivas de sua natureza, conteúdo, estrutura normativa e funcionalidade, tendo a sociedade da informação, ou sociedade em rede, como paradigma. O problema de pesquisa é se a exposição pública pelos veículos de comunicação de massa de casos penais pendentes de julgamento definitivo viola ou não o estado de inocência. E, em caso afirmativo, como a estrutura normativa é atingida e quem é o destinatário da norma: apenas o Estado ou também os particulares. O estudo baseia-se na jurisprudência dos tribunais internacionais de direitos humanos como método de abordagem, analisando, dialeticamente, os possíveis limites à liberdade de expressão frente ao estado de inocência. A conclusão é de que o estado de inocência, embora tenha natureza processual, é direito-garantia fundamental com eficácia vertical em relação aos media, sob o aspecto de norma de tratamento.

       
  • Referências

    BAUMER, Franklin L. O Pensamento Europeu Moderno, v. I, Lisboa: Edições 70, 1977.

    BAUMER, Franklin L. O Pensamento Europeu Moderno, v. II. Lisboa: Edições 70, 1977.

    BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2014. Disponível em: <http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisas- quantitativas-e-qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2015. pdf>. Acesso em 27/11/2016.

    CARNELUTTI. Principi del processo penale. Nápoli: Morano, 1960. CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede, v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

    CASTELLS, Manuel. Redes de Indignação e Esperança: Movimentos Sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

    FERRAJOLI. Luigi. Derecho y Razón: teoria del garantismo penal. Madrid: Trotta, 1999. GIACOMOLLI, Nereu José. O Devido Processo Penal. Abordagem Conforme a Constituição Federal e o Pacto de São José da Costa Rica. São Paulo: Atlas/Gen, 2016.

    GOMES FILHO, Antônio Magalhães. Presunção de Inocência e Prisão Cautelar. São Paulo: Saraiva, 1991.

    HABERMAS, Jürgen. Mudança Estrutural da Esfera Pública: Investigação quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Tradução de Flávio R. Kothe. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.

    ILLUMINATI, Giulio. La presunzione d’ innocenza dell’ imputato. Bologna: Zanichelli. 1984.

    KARAM, Francisco José Castilhos. Alguns apontamentos e um futuro aberto: sociedade da informação e do conhecimento, convergência tecnológica, diversidade midiática e ciberjornalismo. Revista FAMECOS: Mídia, Cultura e Tecnologia. Porto Alegre, v. 17, n 3 p. 278 a 285, setembro/dezembro 2010. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/ index.php/revistafamecos/article/view/8195/5884> Acesso em: 01/11/2015;

    LEITÃO, Helio. O Pijama do Pitta. Ordem dos Advogados do Brasil. Conselho Federal. Brasília, [2008]. Disponível em <http://www.oab.org.br/noticia/14552/ artigo-opijama-do-pitta>. Acesso em: 27/11/2016.

    LOPES JR. Direito Processual Penal. São Pawulo: Saraiva, 2013.

    MARQUES, Gil da Costa; CRESPO, Marcelo Xavier de Freitas. Um panorama sobre a Sociedade de Informação: o cloud computing e alguns aspectos jurídicos no ambiente digital. In: MENDES, Gilmar Ferreira; SARLET Ingo Wolfgang; COELHO, Alexandre Zavaglia P. (Coords.). Direito, Inovação e Tecnologia, v. 1. São Paulo: Saraiva, 2015.

    MARTINS, Eduardo. O Estado de São Paulo: Manual de Redação e Estilo. 3 ed. São Paulo: O Estado de São Paulo, 1997, p. 31. Disponível em: <http://naui.ufsc.br/files/2010/09/Manual- de-Reda%C3%A7%C3%A3o-e-Estilo _O-Estado-de-S%C3%A3o-Paulo.pdf.>. Acesso em: 27/11/2016.

    MARTINS, Rui Cunha. O Ponto Cego do Direito: The Brazilian Lessons. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010

    MORAES, Maurício Zanoide de. Presunção de Inocência no Processo Penal Brasileiro: análise de sua estrutura normativa para a elaboração legislativa e para a decisão judicial. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

    PRADO, Geraldo. O trânsito em julgado da decisão condenatória. Boletim IBCCRIM, ano 23, no 277, p. 10 a 12, dezembro/2015.

    QC, Timothy Otty. The presumption of innocence and the right to a fair trial in international law. Boletim IBCCRIM, ano 23, no 277, p. 24 a 27, dezembro/2015.

    SARLET, Ingo Wolfgang. Notas sobre as relações entre a Constituição Federal de 1988 e os Tratados Internacionais de Direitos Humanos na perspectiva do assim chamado Controle de Convencionalidade. In: MARINONI, Luiz Guilherme; MAZZUOLI, Valério de Oliveira. Controle de Convencionalidade: um panorama latino-americano. Brasília: Gazeta Jurídica, 2013.

    SARLET, Ingo Wolfgang. A Eficácia dos Direitos Fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2015.

    SARLET, Ingo Wolfgang. Direitos Fundamentais e Direito Privado: algumas considerações em torno da vinculação dos particulares aos direitos fundamentais. In: SARLET, Ingo Wolfgang. A Constituição Concretizada. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2000

    SARLET, Ingo Wolfgang; MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: RT, 2013.

    SCHOPENHAUER, Arthur. A arte de ter razão. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

    SCHREIBER, Simone. Entrevista ao CONJUR. Disponível em: <http://www.conjur.com.br/2008-jun-29/liberdade_expressao_nao_direito_ absoluto>. Acesso em: 20/10/2015.

    SCHREIBER, Simone. O princípio da presunção de Inocência. Instituto dos Advogados do Brasil, Revista Digital, Rio de Janeiro, no 10, p. 85 a 101, Abr-Jun.2011. Disponível em: <http://www.iabnacional.org.br/IMG/pdf/doc-5287.pdf>. Acesso em: 08/09/2015.

    VAZAMENTO de dados: Ajufesp critica vazamento de informações na Operação Satiagraha. Consultor Jurídico, 8 de julho de 2008. Disponível em: <http://www.conjur.com.br/2008-jul- 08/ajufesp_critica_atuacao_pf_operacao_ satiagraha>. Acesso em: 10/10/2016.

Novos Estudos Jurí­dicos

A revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ), Qualis A1 Direito, é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, nos meses de Abril, Agosto e Dezembro. Sua missão é promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes linhas: “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”.

A NEJ é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A visão da revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ) consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores, estimulando os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas que compõem sua Linha Editorial.

Access journal