• Resumo

    RESENHA: O OLHO DA LEI

    Data de publicação: 20/12/2018

    Publicada em 2004 sob o título original Das Auge des Gesetzes – Geschichte einer Metapher, a obra de História do Direito vem a ser publicada em Português no Brasil no ano de 2014 em edição ilustrada. Com prefácio de Ari Marcelo Solon, Professor da Faculdade de Direito da USP, o livro se compõe de sete partes, nas quais há uma análise crítico-histórica do Estado de Direito. Partindo do pressuposto da organização do Estado, sua Justiça e uma polícia civilizada, versa sobre a noção de vigilância, daí a expressão “olho da lei”, percorrendo as concepções jurídicas, políticas, religiosas e sociais no tempo e no espaço, inclusive artísticas, nos seus mais diversos significados, em várias fontes, como a tradição judaico-cristã e islâmica, assim como a tradição jurídica ocidental, em especial a européia, passando pela simbologia relativa ao tema e, ponderando sobre a transposição do poder divino e pessoal para a lei, conclui pelos malefícios e vantagens da lei enquanto meramente instrumental e como instrumento de controle social.

     

Novos Estudos Jurí­dicos

A revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ), Qualis A1 Direito, é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, nos meses de Abril, Agosto e Dezembro. Sua missão é promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes linhas: “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”.

A NEJ é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A visão da revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ) consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores, estimulando os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas que compõem sua Linha Editorial.

Access journal