PUBLICIDADE NO CIBERESPAÇO: ASPECTOS JURÍDICO-SISTÊMICOS DA CONTRATAÇÃO ELETRÔNICA

Autores

  • Leonel Severo Rocha Fundação Universidade do Vale do Itajaí - Univali
  • Ana Paula Atz Fundação Universidade do Vale do Itajaí - Univali
  • Ricardo Menna Barreto Fundação Universidade do Vale do Itajaí - Univali

DOI:

https://doi.org/10.14210/nej.v13n2.p119-132

Resumo

Atualmente, as relações de consumo adquiriram um maior potencial de alcance, revestindo-se de uma forma diferenciada devido ao advento do ciberespaço. Este espaço de comunicação, possibilitado pela rede mundial de computadores, trouxe mudanças signifi cativas em diversos âmbitos da vida em sociedade. No comércio não foi diferente: após o advento da Internet, surgiu o que se denominou comércio eletrônico. Observa-se que a publicidade, então virtualizada, tornou-se mais agressiva e de difícil controle. O presente artigo, portanto, tem por objetivo observar as possíveis relações entre o Direito, a publicidade, o comércio eletrônico e o ciberespaço. Nessa perspectiva, em um cenário de extrema insegurança, a confi ança surge como uma forma efetiva de redução da complexidade e de construção do social, notadamente quando passa a operar em nível sistêmico.

Biografia do Autor

Leonel Severo Rocha, Fundação Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica

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Publicado

2009-08-14

Como Citar

ROCHA, L. S.; ATZ, A. P.; BARRETO, R. M. PUBLICIDADE NO CIBERESPAÇO: ASPECTOS JURÍDICO-SISTÊMICOS DA CONTRATAÇÃO ELETRÔNICA. Novos Estudos Jurí­dicos, Itajaí­ (SC), v. 13, n. 2, p. 119–132, 2009. DOI: 10.14210/nej.v13n2.p119-132. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/nej/article/view/1444. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos