• Resumo

    CORREIOS DE DROGA: UM ESTUDO SOBRE A MEDIDA DA PENA NO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

    Data de publicação: 09/12/2019

    O programa de política criminal revê-se na punição infligida, por meio das molduras penais abstractas previstas nas diversas disposições que preveem e punem a cada tipo legal de crime. Ultrapassando o modelo anterior, o Código de 1982 veio vertê-las com grande amplitude e em grande número na parte especial. No quadro da divisão de tarefas entre o legislador e o julgador, que a individualização judicial das penas pressupõe no sistema português, aquele indicou genericamente os critérios a seguir por este nessa tarefa, do mesmo passo que assinalou expressamente, em alteração legislativa posterior, os fins das penas, indicações que não simplificam a prática judiciária e propiciam a ocorrência de disparidades injustificadas na aplicação das penas. Diversamente do que sucede na tradição e no sistema dos países anglo-saxónicos em que as guidelines em matéria de sentencing orientam os tribunais nesta matéria, em Portugal, os magistrados do Ministério Público e os juízes são deixados essencialmente entregues a si, importando conhecer a percepção que têm dessa problemática e contribuir para a coerência na aplicação das penas.

  • Referências

    ANTUNES, Maria João, Consequências jurídicas do crime, Coimbra Editora, 2.ª ed, 2015.

    CANOTILHO, Gomes e MOREIRA, Vital, Constituição da República Portuguesa Anotada, I, Coimbra Editora, 2007 .

    COUTINHO, Clara Pereira, Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática. 2a ed. reimp. Coimbra: Almedina, 2016.

    DIAS, Jorge de Figueiredo, Direito penal português. Coimbra: Coimbra Editora, Parte geral II: As consequências jurídicas do crime. - 2ª reimpr. - 2009.

    NEVES, Castanheira, “O princípio da legalidade criminal: o seu problema jurídico e o seu critério dogmático”, in Estudos em homenagem ao Prof. Doutor Eduardo Correia I, AAVV (Coimbra: s/e, 1984), 307-469.

    SIMAS-SANTOS, Manuel e LEAL-HENRIQUES, Manuel, Código Penal, 2.ª ed., Lisboa: Rei dos Livros, 1995, Vol. I,

    SIMAS-SANTOS, Manuel e LEAL-HENRIQUES, Manuel, Código Penal, 3.ª ed., Lisboa: Rei dos Livros, 2002, Vol. I.

    SIMAS-SANTOS, Manuel e LEAL-HENRIQUES, Manuel, O Código Penal de 1982, Lisboa: Rei dos Livros, 1986, Vol. I.

    SIMAS-SANTOS, Manuel e MATOS, Manuel, A medida da pena no Supremo Tribunal de Justiça no Tráfico de Estupefacientes (esboço de um estudo empírico), RPCC, 4, 2004, pág. 453-507.

    SIMAS-SANTOS, Manuel, e LEAL-HENRIQUES, Manuel, Noções de direito penal, 5.ª ed. Lisboa: Rei dos Livros, 2016, actualizado por Manuel Simas Santos e João Simas Santos.

Novos Estudos Jurí­dicos

A revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ), Qualis A1 Direito, é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, nos meses de Abril, Agosto e Dezembro. Sua missão é promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes linhas: “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”.

A NEJ é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A visão da revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ) consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores, estimulando os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas que compõem sua Linha Editorial.

Access journal