• Resumo

    ENSAIO SOBRE O VALOR SOLIDARIEDADE: PROPOSTA TEÓRICO-HERMENÊUTICA PARA SUPERAÇÃO DO PARADIGMA ECONÔMICO NEOLIBERAL

    Data de publicação: 22/09/2020

    No contexto brasileiro atual, a crise econômica e social se coloca como ponto central das discussões políticas. Nesta perspectiva, os direitos sociais devem ser implementados sob a conformação do valor social do trabalho, de modo a promover a materialidade axiológica assegurada no texto constitucional, a qual tem como objetivo a construção de uma sociedade livre, justa e solidária. Desta forma, é a partir da teoria da solidariedade que é possível respaldar, nas concepções pós-positivistas do direito (assentadas na ideologia liberal), uma discricionariedade que reorienta as demandas e as decisões do poder público para o núcleo constitucional que é evidenciado pelos direitos sociais. Assim, se coloca como problema a ser enfrentado no presente trabalho: é possível, nos termos dos valores abrigados na onstituição Federal de 1988, que prevê o equilíbrio socioeconômico democrático, promover a superação do paradigma econômico neoliberal, em busca da efetivação da solidariedade e da justiça social? Reconhecese que as discussões para se responder à pergunta são bem amplas e contraditórias, mas não se pode descurar que, embora haja uma pluralidade de alternativas, o núcleo comum, definido também pelo texto constitucional, é a racionalidade solidária, que a subjaz, estabelecendo-se como proposta teórico-hermenêutica os valores sociais do trabalho, da solidariedade e da justiça social como mecanismo de efetivação de uma democracia social e solidária. Para tanto, parte-se da proposta teórico-metodológica hipotético-dedutiva, na qual se reconhece a força normativa da constituição e o seu protagonismo na promoção do bem-estar preconizado no seu texto. Reconhece-se ainda que, apesar das adversidades socioeconômicas impostas pela realidade de crise do capital, apenas a racionalidade solidária será capaz de promover o equilíbrio necessário à manutenção da relação capital x trabalho.

  • Referências

    BERCOVICI, G.; MASSONETO, F. A constituição dirigente invertida: a blindagem da Constituição financeira e a agonia da constituição econômica. Boletim de Ciências Econômicas, Lisboa, XLIX, 2006. p. 57-77.

    BOLAÑOS, Liliana Ortiz. Los derechos fundamentales como limites ao poder y la fuerza normativa da constituicion. In: Derecho y sociedad: Revissta del centro de investigaciones sociojurídicas, vol. 1, n. 1, Bogotá: Faculdades de Ciencias Jurídicas y del Estado, maio 2008, p. 13-42.

    BONAVIDES, Paulo. Os direitos humanos e a democracia. In: SILVA, Reinaldo Pereira e (Org.). Direitos humanos como educação para justiça. São Paulo: LTr, 1998, p. 5-24.

    CARDUCCI, Michele. Por um Direito Constitucional Altruísta. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2003.

    DEJOURS, Cristophie. A banalização da injustiça social. Rio de Janeiro: FGV, 1999

    DERRIDA, Jacques. Papel máquina. São Paulo: Estação Liberdade, 2004.

    FIANI, Ronaldo. Teoria dos jogos: para cursos de administração e economia. 2. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

    GIDDENS, Anthony. Para além da esquerda e da direita. São Paulo: UNESP, 1996.

    GONÇALVES, Rogério Magnus Varela. O papel da advocacia no aprimoramento da democracia participativa: o caso da efetivação das políticas públicas. In: MIGUEL, Francisca et al. (org.). Conferência Nacional dos Advogados, Anais da XXII Conferência Nacional dos Advogados: constituição democrática e efetivação dos direitos, Rio de Janeiro, 20 a 23 de outubro de 2014. Brasília: OAB, Conselho Federal, 2015.

    GONÇALVES, Rogério Magnus Varela; MASCARENHAS, Igor de Lucena . Análise acerca da compatibilidade da existência de feriados religiosos em um Estado laico. Direito e Desenvolvimento, v. 4, p. 187-2012, 2013.

    HABERMAS, Jürgen. A inclusão do outro: estudos de teoria política. Trad. George Sperber, Paulo Astor Soethe e Milton Camargo Mota. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2004

    HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. vol. 1. Trad. Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.

    HABERMAS, Jürgen. Teoria políticas: Obras escolhidas. v. 4. Lisboa: 70, 2015.

    HALL, Peter A. e TAYLOR Rosemary C. R. As três versões do neo-institucionalismo. Lua Nova, no. 58, pp. 193-223, 2003.

    KANT, Immanuel. Para a paz perpétua. Trad. Bárbara Kristensen. Rianxo: Instituto Galego de Estudos de Segurança Internacional e da Paz, 2006.

    LEFF, Enrique. Racionalidade ambiental: a reapropriação social da natureza. Trad. Luís Carlos Cabral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

    MACHADO, Jónatas Eduardo Mendes. Liberdade religiosa numa comunidade constitucional inclusiva: dos direitos da verdade aos direitos dos cidadãos. Boletim da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, 1996.

    MASI, Domenico de. Criatividade e grupos criativos. Trad. Léa Manzi e Yadyr Figueiredo. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

    MORAIS, Carlos Blanco de. Curso de Direito Constitucional: Teoria da Constituição em tempo de crise. Tomo II, v. 2, Coimbra: Coimbra, 2014.

    MORAND-DEVILLER, Jacqueline. O indivíduo e o corpo social: corpo biológico e corpo social. In: MARQUES, Claudia Lima; MEDAUAR, Odete; SILVA, Solange Teles da (Org.). O novo direito administrativo, ambiental e urbanístico: estudos em homenagem à Jacqueline Morand-Deviller. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010, p. 35-42.

    NABAIS, José Casalta. A face oculta dos direitos fundamentais: Os deveres e os custos dos direitos. Revista da AGU, Brasília, v.1, 2001. Disponível em: <http://www.buscalegis.ufsc.br/revistas/index.php/buscalegis/article/view/15184/14748>. Acesso em: 10 jan. 2016.

    NASCIMENTO, Evando. Introdução. In: NASCIMENTO, Evando; GLENADEL, Paula. Em torno de Jacques Derrida. Rio de Janeiro: 7Letras, 2000.

    PUREZA, José Manuel. O património comum da humanidade: rumo a um direito internacional. Col. Saber imaginar o social, 12, Porto: Afrontamento, 1998.

    RAMOS FILHO, Wilson. Direito capitalista do trabalho: história, mitos e perspectivas. São Paulo: LTr, 2012.

    RAVINA, Carlos Morales De Setién. Las bases del análisis económico del derecho. In: KELMAN, Mark G.; LANDES, William M.; POSNER, Richard A. (org.) Análisis Económico del Derecho. Bogotá: Siglo del Hombre / Universidad de los Andes/Pontificia Universidad Javeriana-Instituto Pensar, 2011.

    RIPERT, Georges. A Regra Moral nas Obrigações Civis. Campinas: Bookseller, 2000.

    SANTOS, Boaventura de Sousa. Produzir para viver: os caminhos da produção não capitalista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

    SARMENTO, Daniel; SOUZA NETO, Cláudio Pereira de. Direito Constitucional: teoria história e método de trabalho. Belo Horizonte: Fórum, 2012.

    SEN, Amartya K. Comportamento econômico e sentimentos morais. Lua Nova, 25, p. 103-130, 1992.

    SOARES JÚNIOR, Jair. A influência do argumento econômico sobre o jurídico na aplicação do direito à assistência social. In: SERAU, Marco Aurélio et al. (org) Benefício assistencial: Lei nº 8.742/93 – temas polêmicos, p. 32-42. São Paulo: LTr, 2015.

    STRECK, Lênio Luiz. A hermenêutica e as possibilidades de superação do positivismo pelo (neo)constitucionalismo. In: ROCHA, Leonel Severo; STRECK, Lenio Luiz (Org.). Constituição, sistemas sociais e hermenêutica. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005.

    STRECK, Lênio Luiz. Jurisdição Constitucional e Hermenêutica: perspectivas e possibilidades de concretização dos direitos fundamentais-sociais no Brasil. Novos Estudos Jurídicos. Ano 8. n. 2, Itajaí: Univali, p. 257-302, maio/ago. 2003.

    WALDAMAN, Tatiana Chang; BARALDI, Camila Bibina Freitas; ALMEIDA, Tali Pires de. O direito dos imigrantes ao benefício de prestação continuada: uma questão de cidadania. In: SERAU JUNIOR, Marco Aurélio; COSTA, José Ricardo Caetano. Benefício assistencial: temas polêmicos – Lei n. 8,742/93. São Paulo: LTr, 2015, p. 116-238.

    WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. Tradução de M. Irene Szmrecsányi e Tamás Szmrecsányi. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

Novos Estudos Jurí­dicos

A revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ), Qualis A1 Direito, é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, nos meses de Abril, Agosto e Dezembro. Sua missão é promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes linhas: “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”.

A NEJ é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A visão da revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ) consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores, estimulando os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas que compõem sua Linha Editorial.

Access journal