• Resumo

    A DESTERRITORIALIZAÇÃO DO PODER: ESTADO E CONSTITUCIONALISMO

    Data de publicação: 30/08/2021

    O presente trabalho tem como escopo discorrer, na primeira parte, acerca da formação do Estado a partir dos dilemas-transformações surgidos historicamente. Nesta mesma lógica, para a compreensão da construção desta instituição moderna, isto é, para a compreensão da construção do Estado, analisar-se-á, na segunda parte, a sua edificação através da territorialização do poder como limite espaço-tempo. Por fim, na terceira parte, discutir-se-á sobre a desterritorialização do poder e o Constitucionalismo na era global. Será utilizada uma metodologia de abordagem fenomenológico-hermenêutica, métodos de procedimento histórico e monográfico, juntamente com a técnica de pesquisa por documentação indireta. Uma primeira conclusão, que sobrevêm deste trabalho, é que os dilemas inicialmente verificados permanecem, não mais a partir de uma perspectiva somente territorial-nacional, na perspectiva contemporânea global.

     

     

  • Referências

    AGAMBEN, Giorgio. O tempo que resta: um comentário à Carta aos Romanos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

    BECK, Ulrich. A metamorfose do mundo: novos conceitos para uma nova realidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

    BODIN, Jean. Os seis livros da República: livro primeiro. São Paulo: Ícone, 2011.

    BONAVIDES, Paulo. Do Estado Liberal ao Estado Social. São Paulo: Malheiros Editores, 2011.

    BOLZAN DE MORAIS, Jose Luis. A ideia de Direito Social: O Pluralismo Jurídico de Goerges Gurvitch. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1997.

    BOLZAN DE MORAIS, Jose Luis. As Crises do Estado e da Constituição e a Transformação Espaço-Temporal dos Direitos Humanos. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011.

    BÖCKENFÖRDE, Ernst-Wolfgang. História da filosofia do direito e do estado: antiguidade e idade média. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2012.

    CANOTILHO, Joaquim José Gomes. O Estado Adjetivado e a Teoria da Constituição. Revista da Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul, v. 25, nº 56, Porto Alegre, 2002.

    FIORAVANTI, Maurizio. Constitucionalismo. Experiencias históricas y tendencias actuales. Madrid: Editorial Trotta, 2014.

    FIORAVANTI, Maurizio. Constitución. De la Antiguedad a nuestros días. Madrid: Editorial Trotta, 2011.

    HESSE, Konrad. A Força Normativa da Constituição. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1991.

    LEFORT, Claude. A invenção democrática: os limites da dominação totalitária. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

    MACRIDIS, Roy C. Ideologias políticas contemporâneas: movimentos e regimes. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1982.

    ROSANVALLON, Pierre. A Crise do Estado-Providência. Goiânia: Editora da UFG; Brasília: Editora da UnB, 1997.

    SASSEN, Saskia. Territorio, autoridad y derecho: de los ensamblajes medievales a los ensamblajes globales. Buenos Aires: Katz Editores, 2012.

    SCHMITT, Carl. O nomos da Terra no direito das gentes do jus publicum europaeum. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUC-Rio, 2014.

    STRECK, Lenio Luiz; MORAIS, Jose Luis Bolzan de. Ciência Política & Teoria do Estado. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2012.

    ZOLO, Danilo. Il nuovo disordine mondiale: um dialogo sulla guerra, il diritto e le relazioni internazionali. Reggio Emilia: Edizioni Diabasis, 2011.

Novos Estudos Jurí­dicos

A revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ), Qualis A1 Direito, é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, nos meses de Abril, Agosto e Dezembro. Sua missão é promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes linhas: “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”.

A NEJ é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A visão da revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ) consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores, estimulando os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas que compõem sua Linha Editorial.

Access journal