• Resumo

    A ÉTICA COMO ESTÉTICA DA CONVIVÊNCIA NAS RELAÇÕES HUMANAS JUDICIAIS: UMA VISÃO PRÁTICA

    Data de publicação: 17/08/2011
    O artigo propõe rever os conceitos de Ética e Estética sob os pensamentos de Platão e Aristóteles, respectivamente. Os fundamentos teóricos apresentados pelos citados filósofos permite pensar-se como, hoje, se apresenta o desenvolvimento das relações humanas. No caso desse estudo, traz-se a ampliação do mencionado conceito a partir da expressão Relações Humanas Judiciais como regra geral. A Ética como fundamento estético das relações judiciais orienta como deve ser a prática da função judicial brasileira entre Juízes, Promotores, Advogados e Pesquisadores do Direito. Espera-se que o presente estudo retome a excelência das relações humanas prazerosas, saudáveis, harmônicas. Essa utopia funda-se na concepção, segundo a qual o Direito se constitui em instrumento de paz.

Novos Estudos Jurí­dicos

A revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ), Qualis A1 Direito, é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, nos meses de Abril, Agosto e Dezembro. Sua missão é promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes linhas: “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”.

A NEJ é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A visão da revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ) consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores, estimulando os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas que compõem sua Linha Editorial.

Access journal