• Resumo

    A INTEGRAÇÃO EUROPEIA E O PAPEL DO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL FEDERAL ALEMÃO

    Data de publicação: 16/12/2011
    O objetivo deste artigo é apresentar a infl uência da jurisdição do Tribunal Constitucional Federal Alemão, chamado Bundesverfassungsgericht, na Integração Europeia. Com base na análise de três decisões marco, fi cará evidente que a partir do ponto de vista da lei constitucional nenhuma integração supranacional posterior pode levar à criação de um Estado Federal Europeu que deixe a Alemanha sem “substância de estado”. Além disso, o princípio da democracia, com garantia permanente na constituição alemã, seria violado pela criação de um mecanismo permanente de responsabilidade solidária por tempo indeterminado na Europa. Esta “linha vermelha” estabelecida pelo Tribunal precisa ser a diretriz da política alemã em suas futuras negociações sobre maior Integração Europeia.

Novos Estudos Jurí­dicos

A revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ), Qualis A1 Direito, é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, nos meses de Abril, Agosto e Dezembro. Sua missão é promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes linhas: “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”.

A NEJ é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A visão da revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ) consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores, estimulando os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas que compõem sua Linha Editorial.

Access journal