• Resumo

    L’ENTREPRISE A L’EPREUVE DU DEVELOPPEMENT DURABLE

    Data de publicação: 05/04/2012
    RESUMO Sob a égide das Nações Unidas, 179 países, 110 chefes de Estado e de governo e 1500 ONGs reuniram-se no Rio, além da presença igualmente marcante de multinacionais, todos reconhecendo a responsabilidade solidária e comum dos países industrializados sobre os enormes atentados ao ambiente, lembrando que o crescimento econômico vem sendo o principal objetivo das empresas, face ao crescimento demográfi co galopante e ao aumento persistente da miséria. Foi lembrado também que a medição do progresso deve ser feita considerando critérios de qualidade e quantidade e o esforço na direção de uma forma de desenvolvimento efetivamente sustentável para que o mesmo seja coletivo. Os objetivos a serem alcançados no contexto do desenvolvimento sustentável, desde os primórdios, parecem não ter nada de natural quando aplicados à empresa, considerando as teorias econômicas clássicas, e sua simples aplicação parece ser delicada. O fi lósofo Betrand Méheust qualifi cou isto como uma “política do oximoro” (2), um obstáculo a proteção ambiental ideal, se considerados todos os parâmetros (econômico, social, cultural...). PALAVRAS-CHAVE: Meio-ambiente. Desenvolvimento. Eco-efi cácia.

Novos Estudos Jurí­dicos

A revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ), Qualis A1 Direito, é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, nos meses de Abril, Agosto e Dezembro. Sua missão é promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes linhas: “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”.

A NEJ é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A visão da revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ) consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores, estimulando os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas que compõem sua Linha Editorial.

Access journal