• Resumo

    O MULTICULTURALISMO E A POLÍTICA DE RECONHECIMENTO DE CHARLES TAYLOR

    Data de publicação: 14/10/2008
    Este artigo tem por objetivo descrever e analisar a proposta de política de reconhecimento desenvolvida por Charles Taylor na obra “O multiculturalismo e a política do reconhecimento”. Para isso, procurou-se esclarecer as noções e conexões entre identidade, reconhecimento e processo dialógico como base de justificação da proposta do autor. Num segundo momento, buscou- se demonstrar o tipo de política de reconhecimento defendida por ele para proteção dos grupos minoritários, para, então, demonstrar a versão de Estado liberal que estaria apta a afirmar tais políticas. Ressalta-se, que tal obra é importante para incentivar a realização, por parte das instituições públicas, de políticas de reconhecimento da diferença para a proteção dos grupos minoritários, bem como, de uma sólida fundamentação e justificação de base moral e filosófica para realização dessas políticas. Para elaboração do artigo foi utilizado o método de abordagem indutivo, acompanhado dos procedimentos monográficos e das técnicas de pesquisa documental indireta.

Novos Estudos Jurí­dicos

A revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ), Qualis A1 Direito, é um periódico científico quadrimestral com publicações ininterruptas desde 1995. A NEJ está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica (conceito CAPES 6) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Sua missão é promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas linhas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”. 

A visão da revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ) consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores, estimulando os debates críticos e éticos. O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

Access journal