• Resumo

    A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E A SEGURANÇA PÚBLICA – O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

    Data de publicação: 01/04/2013


    Diante do atual panorama de segurança pública cidadã em que se inserem práticas policiais inclusivas e democráticas, a mediação de conflitos destaca-se como um mecanismo de resolução consensual de conflitos sociais e interpessoais originados nas comunidades e nas regiões urbanas brasileiras. o trabalho estudará a experiência de implantação do Núcleo de Mediação Policial do 30º distrito de Polícia Civil de fortaleza, desenvolvido em função do projeto piloto “A Mediação de Conflitos como Instrumento de Inclusão e de Pacificação Social: A proposta da Implementação da Mediação na Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará”. Para tanto, utilizar-se-á de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Ao longo do trabalho, a mediação se apresentará como um eficiente meio de resolução de conflitos no âmbito policial por introduzir o exercício do diálogo e a prevenção da violência, ressaltando a importância da confiança e da cooperação estabelecidas entre polícia e comunidade para uma cultura de paz.

    PALAVRAS-CHAVE: Segurança Cidadã. Mediação de Conflitos. Diálogo. Prevenção da Violência. Cultura de Paz.

Novos Estudos Jurí­dicos

A revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ), Qualis A1 Direito, é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, nos meses de Abril, Agosto e Dezembro. Sua missão é promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes linhas: “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”.

A NEJ é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A visão da revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ) consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores, estimulando os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas que compõem sua Linha Editorial.

Access journal