• Resumo

    OS LIMITES JURISDICIONAIS DO DIREITO DE VOTO EM RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS

    Data de publicação: 01/04/2013


    O texto estuda, com base em duas decisões judiciais particularmente relevantes, o Cram Down e o direito de voto do credor no processo de recuperação de empresas no direito brasileiro. O objetivo é demonstrar que os limites ao exercício deste direito de voto podem, à luz da análise econômica do Direito, ser definidos sem comprometer a eficiência da recuperação de empresas ou o direito dos credores. Comprova-se que tal direito de voto pode ser usado abusivamente, mas apenas quando o voto é dado com objetivo outro que não o da maximização do direito de crédito envolvido no processo de recuperação.

    PALAVRAS-CHAVE: Recuperação de Empresas. direito de voto. Cram down.

Novos Estudos Jurí­dicos

A revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ), Qualis A1 Direito, é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, nos meses de Abril, Agosto e Dezembro. Sua missão é promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes linhas: “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”.

A NEJ é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A visão da revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ) consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores, estimulando os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas que compõem sua Linha Editorial.

Access journal