• Resumo

    TRADE AGREEMENTS, LABOUR STANDARDS, AND POLITICAL PARTIES. DIFFERENCES BETWEEN THE U.S. AND EU IN THEIR APPROACH TOWARDS THE

    Data de publicação: 16/10/2008
    O vínculo entre normas laborais internacionalmente reconhecidas e o comércio internacional tornou-se um elemento chave nas relações entre países industrializados e países em desenvolvimento. Ambos os EUA e a maioria dos estados-membros da União Européia favorecem a inclusão de normas laborais em acordos de comércio no plano multilateral e bilateral. Após a perda de importância da OMC como fórum privilegiado de discussão sobre a relação entre o comércio e as normas laborais, os dois blocos comerciais parecem utilizar cada vez mais os acordos e fórums bilaterais para promover os seus objetivos. Este artigo tem dois propósitos. Em primeiro lugar, ele discute os pontos principais de divergência entre o modelo americano e europeu de incluir « cláusulas sociais » em acordos de comércio. Em segundo lugar, ele tenta formular uma explicação para a variação constatada entre os dois modelos, baseada nas diferenças existentes entre os sistemas partidários americanos e europeus e a sua relevância na formulação de políticas comerciais.

Novos Estudos Jurí­dicos

A revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ), Qualis A1 Direito, é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, nos meses de Abril, Agosto e Dezembro. Sua missão é promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes linhas: “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”.

A NEJ é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A visão da revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ) consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores, estimulando os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas que compõem sua Linha Editorial.

Access journal