• Resumo

    DIREITO DE ÁGUAS DOCES DO BRASIL: UMA REFLEXÃO EPISTEMOLÓGICA E HERMENÊUTICA

    Data de publicação: 01/08/2013
    O artigo em discussão tem por desiderato traçar um panorama evolutivo do Direito de Águas, por meiodo pensamento de autores internacionais e pátrios jushídricos, descortinando informações das teoriasepistemológicas subjacentes do arcabouço normativo dos recursos hídricos federal. Posteriormente,serão levantados pontos polêmicos da Lei de Águas nº 9.433/97, regulamentadora do inciso XIX do Art.21 da Constituição Federal vigente, com o escopo de contribuir com a máxima intitulada água doce:direito fundamental da pessoa humana. A metodologia adotada denomina-se hermenêutico-sistêmica,à medida que abarca interpretações em escala horizontal, vertical e lateral dos problemas complexoshídrico-ambientais. Finalmente, considera-se que o Direito de Águas é um instrumento colaborador aoEstado Democrático de Direito, uma vez que exige a fluência do princípio da participação e da inclusãosocial, em busca do desenvolvimento sustentável e da qualidade de vida.

    PALAVRAS-CHAVE: Recursos hídricos. Teorias epistemológicas. Direito. Estado.

Novos Estudos Jurí­dicos

A revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ), Qualis A1 Direito, é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, nos meses de Abril, Agosto e Dezembro. Sua missão é promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes linhas: “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”.

A NEJ é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A visão da revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ) consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores, estimulando os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas que compõem sua Linha Editorial.

Access journal