• Resumo

    O ESTADO DE DIREITO SOCIOAMBIENTAL E A GOVERNAÇA AMBIENTAL: PONDERAÇÕES ACERCA DA JUDICIALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS E DA ATUAÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO

    Data de publicação: 01/08/2013

    O presente artigo trata-se de uma revisão teórica acerca da legitimidade e da validade de atuação doPoder Judiciário no controle das políticas públicas ambientais, assim como discorre sobre a necessidadede adoção de um novo paradigma estatal – o Estado de Direito Socioambiental. A natureza complexa doproblema a ser investigado enseja em sua abordagem a aplicação do método dedutivo, o que permiteconhecer aspectos particulares do fenômeno. Neste prisma, inicialmente, empreende-se breve exposiçãodo panorama geral da crise socioambiental vivenciada contemporaneamente e pondera-se sobre aimperativa adoção de novo modelo estatal apto a enfrentar a problemática ambiental, o Estado de DireitoSocioambiental. Analisa-se o processo de judicialização das políticas públicas ambientais, bem como anecessidade de se implementar uma governança ambiental apta a instrumentalizar as políticas ambientais.Examina-se a questão da legitimidade e da validade de atuação do Poder Judiciário no controle das políticas públicas ambientais no Brasil.


    PALAVRAS-CHAVE: Estado de Direito Socioambiental. Governança ambiental. Políticas públicas ambientais. Judicialização das políticas ambientais.

Novos Estudos Jurí­dicos

A revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ), Qualis A1 Direito, é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, nos meses de Abril, Agosto e Dezembro. Sua missão é promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes linhas: “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”.

A NEJ é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A visão da revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ) consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores, estimulando os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas que compõem sua Linha Editorial.

Access journal