• Resumo

    CIDADÃOS E LATINOS NA EXPERIÊNCIA JURÍDICA DA ROMA ANTIGA: NOVAS POSSIBILIDADES PARA UM MODELO DE INCLUSÃO

    Data de publicação: 01/08/2013

    A cidadania e a latinidade sempre foram temas muito próximos quando se trata da Roma antiga. Observaseque o status jurídico dos latinos era bastante diferenciado daquele dos demais não romanos. Devidoao seu particular status em relação ao sistema jurídico romano, as fontes e a doutrina sobre o temaevidenciam o não enquadramento dos latinos como peregrini. A particular relação desenvolvida entreromanos e latinos durante toda a existência de Roma teve bases culturais muito antigas, presentes naprópria origem latina da cidade romana. O vínculo cultural e jurídico desenvolvido entre Roma e os demaislatinos foi afetado por conta das guerras latinas, mas nunca foi apagado do sistema jurídico romano. Aexperiência romana de ius civitatis denota um diferente conceito de cidadania em relação àquela propostapelo modelo do Estado-nação, abrindo possibilidades para uma concepção intermediária entre o cidadãoe o estrangeiro.


    PALAVRAS-CHAVES: Cidadãos. Latinos. Roma antiga.

Novos Estudos Jurí­dicos

A revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ), Qualis A1 Direito, é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, nos meses de Abril, Agosto e Dezembro. Sua missão é promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes linhas: “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”.

A NEJ é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A visão da revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ) consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores, estimulando os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas que compõem sua Linha Editorial.

Access journal