• Resumo

    LIMITAÇÃO DA RESPONSABILIDADE CIVIL RELATIVA AO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E ÀS SUAS BAGAGENS POR VIA MARÍTIMA: CONVENÇÃO DE ATENAS 2002

    Data de publicação: 01/08/2013

    Este artigo trata da limitação da responsabilidade civil relativa ao transporte de passageiros e às suasbagagens por via marítima, por meio do estudo da Convenção de Atenas Relativa ao Transporte dePassageiros e suas Bagagens por Via Marítima de 2002 (Convenção de Atenas 2002). Busca-se teceralgumas considerações gerais, inicialmente acerca da responsabilidade civil, trazendo a forma com que otema é tratado em relação ao transporte de passageiros por via marítima. Na sequência, discorre-se sobreo conceito de tratado internacional, as fases necessárias para que ele possa vir a adquirir executoriedadee a forma com que ele será recepcionado no ordenamento jurídico interno. Ato contínuo, buscou-seconhecer a interpretação dos tribunais nacionais sobre o tema. Na segunda parte do artigo, investigousea Convenção de Atenas 2002, informando os países que já a adotaram, bem como o conteúdo e aspeculiaridades elencadas neste acordo. Adota-se o método indutivo e as técnicas do referente, categoriase conceitos operacionais, além de pesquisa de fontes bibliográficas.


    PALAVRAS-CHAVE: Convenção de Atenas 2002. Limitação da Responsabilidade Civil. Transporte Marítimo.

Novos Estudos Jurí­dicos

A revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ), Qualis A1 Direito, é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, nos meses de Abril, Agosto e Dezembro. Sua missão é promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes linhas: “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”.

A NEJ é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A visão da revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ) consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores, estimulando os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas que compõem sua Linha Editorial.

Access journal