• Resumo

    PARA UM NOVO PARADIGMA DE ESTADO PLURINACIONAL NA AMÉRICA LATINA

    Data de publicação: 01/08/2013

    Trata-se de uma reflexão teórica sobre a formação histórica do Estado na América Latina, oportunizandoum repensar crítico-construtivo dos aspectos jurídico e político atuais, proporcionado pela entrada em cenade sujeitos ausentes da história oficial. Objetiva-se apresentar a emergência de novas práticas políticasque vêm alterando os horizontes jurídicos (Direito Público), exigindo discussões teórico-práticas imediatassobre o campo institucional. Conformam-se as principais disposições do novo momento no pensamentopolítico-jurídico, inserido no percurso de ruptura aos padrões do constitucionalismo de base europeia/colonizadora. Busca-se, assim, resgatar as relações entre constituição, sujeitos negados, pluralismo einterculturalidade, na convergência de forças políticas diversificadas em dado momento histórico e espaçogeopolítico contemporâneo, tendo em conta, fundamentalmente, a proposta de refundação do Estado(Estado Plurinacional), extraída dos novos textos constitucionais latino-americanos.


    PALAVRAS-CHAVE: Política. Direito. Refundação do Estado. Novo Constitucionalismo. América Latina.

Novos Estudos Jurí­dicos

A revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ), Qualis A1 Direito, é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, nos meses de Abril, Agosto e Dezembro. Sua missão é promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes linhas: “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”.

A NEJ é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A visão da revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ) consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores, estimulando os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas que compõem sua Linha Editorial.

Access journal