• Resumo

    DIANTE DA LEI:O CAMPONÊS DE KAFKA NÃO É O ABANDONADO DE AGAMBEN

    Data de publicação: 16/10/2008
    A obra de Kafka, por seu caráter simbólico e inquietante, tem sido alvo de simplificações, comparações e apropriações que procuram alistá-la à força junto a conceitos e ideologias os mais diversos, por vezes antagônicos entre si e até mesmo contrários àquilo que a obra comunica. Agamben também não resistiu à tal tentação: fez do camponês que protagoniza Diante da Lei o abandonado exemplar, ou seja, uma ilustração de seu conceito de bando soberano. Mas a interpretação que Agamben faz do texto de Kafka ignora aspectos fundamentais do próprio texto e da obra kafkiana como um todo. Ademais, a análise do modo como Agamben “usa” Diante da Lei revela algumas limitações de seu conceito de bando soberano e indica outras formas de se pensar a relação entre indivíduo e lei. Assim, a crítica à leitura que Agamben faz de Kafka será, neste ensaio, o ponto de partida e de chegada para a construção de uma leitura crítica do texto Diante da Lei, sobretudo, naquilo que ele puder contribuir para a compreensão das formas de relação entre o indivíduo e a lei.

Novos Estudos Jurí­dicos

A revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ), Qualis A1 Direito, é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, nos meses de Abril, Agosto e Dezembro. Sua missão é promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes linhas: “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”.

A NEJ é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A visão da revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ) consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores, estimulando os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas que compõem sua Linha Editorial.

Access journal